Prefeitura conclui troca das juntas de dilatação em seis pontes e viadutos

Outras três estruturas estão com obras em andamento

Como parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (SIURB), com o gerenciamento da SPObras, está executando a troca de 43 juntas de dilatação (espaço entre as pistas para movimentação da estrutura); outras 72 juntas já tiveram os serviços concluídos. As intervenções visam garantir a segurança e o conforto de motoristas e pedestres. A Prefeitura está investindo R$ 3,2 milhões nas obras.

Na Ponte Domingos Franciulli Neto, na Zona Leste, a SPObras executa a substituição de 12 juntas de dilatação, com previsão de conclusão dos trabalhos em abril. Já na Zona Oeste, no viaduto Raimundo Pereira de Magalhães estão sendo substituídas 18 juntas, com previsão de término em abril. Na Zona Sul, 13 juntas do Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie estão passando por obras, previstas para serem concluídas em junho.

As obras no viaduto Ladeira do Xisto, na Zona Leste, foram concluídas em dezembro de 2020 com a troca de oito juntas de dilatação. Em setembro de 2020, foram finalizadas as obras do viaduto República da Armênia, na Zona Sul, onde foram substituídas duas juntas. Também em setembro foram finalizados os serviços no viaduto Jacu Pêssego, com a substituição de 2 juntas. Em janeiro, vinte juntas de dilatação foram trocadas na ponte do Piqueri, na Zona Norte. No Viaduto Deputado Luis Eduardo Magalhães, na Zona Sul, forma substituídas 18 juntas. Enquanto que a Ponte João Dias, na Zona Sul, recebeu 22 juntas de dilatação novas.

As próximas estruturas que terão suas juntas de dilatação substituídas são o viaduto Gazeta do Ipiranga, no Centro; Complexo Viário Aurélio batista Félix, na Zona Leste; túnel Jânio Quadros junto à Avenida dos Tajurás, na Zona Oeste; e o pontilhão na Marginal Tietê junto à Avenida José Maria de Faria, na Zona Norte.

Entenda o processo de substituição das juntas de dilatação:

Durante as obras, toda estrutura que compõe a junta de dilatação é substituída. O berço (área de concreto no entorno da junta) é demolido e a região passa por limpeza. Uma nova armação de aço é instalada juntamente com a forma para execução da concretagem. Após a cura (secagem) do concreto a forma pode ser retirada e a borracha que veda a junta é instalada. Para não causar transtornos no trânsito, as atividades são realizadas por faixas (sem a necessidade de interdição total das vias) e sempre fora dos horários de pico.

Estruturas com obras concluídas:

• Viaduto Ladeira do Xisto: 8 juntas
• Viaduto República da Armênia:2 juntas
• Viaduto Jacu Pêssego: 2 juntas
• Ponte do Piqueri: 20 juntas
• Viaduto Deputado Luis Eduardo Magalhães: 18 juntas
• Ponte João Dias: 22 juntas

Estruturas com obras em andamento:

• Ponte Domingos Franciulli Neto: 12 juntas
• Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães: 18 juntas
• Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie: 13 juntas

Recuperação Esrutural

Além das obras de substituição de juntas de dilatação que estão atualmente em andamento, o viaduto sobre a CPTM, na Marginal Pinheiros, passa por obras de recuperação complementares após a intervenção emergencial que ocorreu em decorrência do incidente em novembro de 2018, em que parte do viaduto cedeu. As obras estão previstas para serem finalizadas em maio.

 

Assessoria de Comunicação SIURB/SPObras
18/03/2021