Reforma e Restauro do Solar da Marquesa de Santos

 Dona Domitila de Castro e Canto Melo (1797-1867), a primeira e única viscondessa e marquesa de Santos, a mais famosa amante de D. Pedro I, teria razões para ficar contente: a casa da qual foi proprietária entre 1834 e 1867, celebrizada pelas festas e saraus que a tornaram conhecida como Solar da Marquesa, está sendo restaurada pela São Paulo Obras (SPObras) , sob a orientação da Secretaria Municipal de Cultura. As obras de recuperação e restauro incluem os pisos, forros, telhados e esquadrias da casa da r. Roberto Simonsen, 136, cuja construção remonta ao século XVII e que, quando propriedade da Marquesa de Santos, foi um dos endereços mais elegantes e disputados da então Província de São Paulo. Hoje, é um precioso exemplo de construção urbana do final do século XVIII.
A autorização para o restauro foi dada em abril de 2008, mas as obras só tiveram início em setembro, porque o prédio estava parcialmente ocupado pelo acervo mobiliário.
A recuperação do Solar da Marquesa de Santos integra o Projeto de Revitalização do Centro, dentro do programa Procentro, que tem a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID.

 Contrato: 005/SMC-DPH/2006
Contratante: Departamento do Patrimônio Histórico – Secretaria Municipal de Cultura
Contratada para executar as obras: Estúdio Sarasá Conservação e Restauração
Contratada para Fiscalizar a obra: SP Obras com apoio do DPH
Início da obra: 10/04/2008
CASA 1 E BECO DO PINTO
Contrato: 032/SMC-DPH/2008
Contratante: Departamento do Patrimônio Histórico – Secretaria Municipal de Cultura
Contratada para executar as obras: Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A
Contratada para Fiscalizar a obra: SP Obras com apoio do DPH
Início da obra: 15/06/2009