Corredor Berrini é liberado e beneficia quase 100 mil pessoas

Este é o primeiro corredor em funcionamento dentro do Programa de Mobilidade Urbana, uma das prioridades da atual gestão

Na segunda-feira (28) os ônibus começaram a circular pelo Corredor Berrini. No total, 14 linhas, sendo duas noturnas, passam a usar a nova via, beneficiando quase 100 mil pessoas. Juntas, as linhas que passam pela Berrini transportam, por dia útil, uma média de 94,7 mil passageiros, com uma frota de 164 coletivos. No pico da manhã são 72 veículos transitando nesse trecho por hora. Com a entrega do novo corredor, os usuários serão beneficiados com a diminuição significativa do tempo de viagem e do intervalo entre os ônibus nessa via da zona sul da cidade. 

Com extensão de 3,3 quilômetros, o Corredor Berrini fará a ligação para ônibus paralela à Marginal do Rio Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jardim Miriam, além da integração da Linha 9 (Esmeralda) da CPTM e futura Linha 17 (Ouro) do Metrô, garantindo o deslocamento para o polo empresarial e financeiro da avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini.

O Corredor Berrini conectará também a Avenida João Dias, terminais da zona sul e Terminal Santo Amaro (por meio da nova Avenida Chucri Zaidan), atuando como alternativa à população da zona sul com destino à região oeste da cidade. As obras tiveram início em novembro de 2013; o valor foi R$ 45 milhões, recursos oriundos integralmente do PAC.

O novo corredor irá operar nas duas pistas da Avenida Berrini, na faixa da esquerda, junto ao canteiro central. Todo corredor foi construído com pavimento de concreto, necessário para suportar o tráfego dos novos ônibus articulados e biarticulados. Foram implantadas cinco novas paradas de ônibus (Baltazar Fernandes, Roberto Marinho, Flórida, Casemiro Muller e Gomes de Carvalho), além de uma nova estação de transferência que irá operar sob a Ponte Estaiada. 


Corredor Berrini entra em operação 

As novas paradas estão de acordo com os novos modelos de abrigos de ônibus em implantação na Cidade. Eles estão adequados às normas de acessibilidade em vigor atualmente, com espaço para cadeirantes, piso tátil e rampas de acesso. As estruturas oferecem mais segurança para os passageiros que estão esperando o ônibus, por serem feitas de vidro temperado e laminado. Em caso de acidentes os painéis não se estilhaçam. 

Outro diferencial é a iluminação que já está integrada nos novos abrigos, garantindo conforto, mais segurança e tranquilidade para quem pega ônibus no período noturno. Pelo mesmo trecho no qual o corredor se estende foi construída uma ciclovia, no canteiro central da Avenida Berrini, com 3,3 km de extensão. Nos trechos onde há paradas de ônibus foram instalados gradis para garantir a segurança dos passageiros e ciclistas.

Outro novo corredor na região, o da Av. Chucri Zaidan, cujas obras de demolição dos terrenos desapropriados foram recentemente iniciadas, irá se conectar ao corredor Berrini através do Largo Los Andes. Naquela área do Corredor Chucri Zaidan, a SPObras aguarda a remoção dos postes, pela Eletropaulo, para iniciar cerca de 300 metros de conexão e fazer a ligação viária entre os dois corredores. Esses 300 metros do Chucri serão feitos até o fim de janeiro. Na outra extremidade, o corredor Berrini irá se conectar ao corredor Perimetral Bandeirantes-Salim Farah Maluf, atualmente em licitação.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
28/12/2015