Prefeitura de São Paulo assina contrato para reforma e requalificação do Edifício Othon Palace

Localizado no centro da cidade de São Paulo, o edifício do antigo Othon Palace Hotel foi um dos ícones da hotelaria paulistana e referência em hospedagem de luxo no Brasil. Inaugurado no ano de 1954, o hotel hospedou diversas figuras ilustres, como celebridades e chefes de Estado, a exemplo o príncipe herdeiro do Japão, Akihito, em 1967 e da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, em 1968. Em 1978, o Othon Palace entrou na lista dos “300 melhores hotéis do mundo” pela Harpers Queen, conceituada revista focada na alta sociedade britânica.

Vista do edifício

No final de 2008, contudo, após 54 anos de funcionamento, o hotel faliu e encerrou as atividades, em decorrência da forte concorrência e da migração dos hóspedes para hotéis na região das avenidas Paulista e Luís Carlos Berrini.

Em 2009, o edifício foi declarado de utilidade pública pela Prefeitura de São Paulo, que irá reformar o edifício para abrigar a futura sede da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

A obra caracteriza-se pelo restauro de fachadas e requalificação dos interiores. Serão restaurados os revestimentos externos originais e recompostos os trechos e elementos de fachada danificados. Toda a infraestrutura elétrica, telemática e hidráulica será refeita e serão executadas adaptações para compatibilizar o edifício às atuais normas de segurança.

Roberto Garibe, secretário de Infraestrutura Urbana, e Rogério Ceron, secretário de Finanças, assinam contrato para as obras de reforma do Edifício Othon Palace

A reforma do Edifício Othon é financiada com recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária, programa do BNDES voltado
À melhoria da qualidade do gasto público.

 

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato: André Tomiatto, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação , Arlinton Nakazawa, chefe de gabinete da secretária de Finanças, Rogério Ceron, Roberto Garibe, Osvaldo Misso, secretário adjunto de Infarestrutura Urbana e Raphael Moreth Gomes, Auditor Fiscal Tributário Municipal e assessor. Participaram também os representantes das empresas vencedoras da licitação.

Além de valorizar um dos edifícios mais importantes da história paulistana e, consequentemente, a região central da cidade, a reforma do Othon representará grande economia anual aos cofres públicos, que deixará de gastar com aluguel e condomínio cerca de R$ 7 milhões anuais.

A requalificação do Edifício Othon Palace estará sob supervisão da São Paulo Obras.

- Valor estimado da obra: R$ 45 milhões
- Recursos: BNDES
- Prazo dos serviços e obra: 15 meses
- Status: obra contratada

Acompanhe a história do Hotel Othon Palace no site de SPObras:

Restaurado e reformado, o antigo Othon Palace será nova sede da Secretaria Municipal de Finanças

 

Assessoria de imprensa de SPObras

SP - 18/11/2015