Piloto Felipe Massa aprova obras no Autódromo de Interlagos

Felipe Massa esteve conferindo as obras do Autódromo José Carlos Pace, dias antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 do Brasil.

O piloto andou a pé por Interlagos para conhecer as mudanças feitas na pista e elogiou as reformas da Prefeitura de São Paulo, realizadas pela SPObras.

Tecendo elogios, Massa destacou o que considerou a melhor obra – a reforma completa da pista com o novo recapeamento.

“Isso aqui é de alta qualidade”, declarou ele, que já correu em autódromos do mundo todo e conhece bem o que é uma boa pista.

"Está de ótima qualidade essa pista. Agora só falta colocar os carros para correr" afirmou o piloto, que elogiou também a nova readequação geométrica da entrada dos boxes, antes reduzida por um muro que dificultava a entrada dos carros.

 

Piloto brasileiro Felipe Massa, atualmente na escuderia Williams

Para aumentar essa entrada foi necessária a construção de outro muro, de 300 metros em terra armada, que ampliou o acesso.

Nova entrada dos boxes, foi possível graças à construção de um muro de terra armada de 300 metros

Outra obra importante e necessária, e que trouxe mais segurança aos pilotos, foi ampliação de dez metros de área de escape na curva do S do Senna, como é conhecida a curva dois da saída dos boxes.

Nova área de escape na saída dos boxes

Nova área de escape trouxe mais segurnaça pra os pilotos

O dia 9 de novembro foi memorável para Felipe Massa. Correndo em casa, alcançou o pódio, ficando em terceiro lugar, depois de passar por momentos difíceis durante a corrida.

A emoção foi imensa quando a torcida invadiu a pista para comemorar com seu piloto favorito.

Torcida tomou conta da pista para comemorar com Felipe Massa


Para o Grande Prêmio de 2015, a Prefeitura de São Paulo pretende comemorar os 75 anos deste “jovem senhor” entregando uma das mais emblemáticas reformas já feitas no autódromo desde sua inauguração: os novos boxes.

Com design arrojado, estes novos boxes terão dois andares e o “pit lane” coberto, uma novidade e uma inovação no circuito.

Veja como serão os novos boxes:

 

 

Além dos boxes também será construído um novo centro de controle. A atual torre, que hoje domina a paisagem da pista, será demolida.

“Atualmente, não precisamos ter uma torre, nem precisamos ver a pista. O centro de controle pode estar no subsolo porque tudo é feito através de câmeras e controles eletrônicos, de tecnologia de ponta, como é comum na Fórmula 1”, explicou o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe.

As obras começam no início de 2015 e devem durar oito meses, ficando prontas para a corrida de Fórmula 1, em novembro.

Para que o autódromo mantenha sua programação ao longo de 2015, serão construídos boxes auxiliares – obra essa já iniciada – localizados após a curva do S do Senna, próximos ao kartódromo.

Este ano, a Prefeitura de São Paulo entregou uma série de obras no autódromo.

O aumento da entrada dos boxes que antes de 30 metros e passou para 45 metros, o que eliminou o ponto de risco para os pilotos. Para isso, foi necessária a construção de um muro de arrimo de 300 metros de extensão e 10 metros de altura.

A criação de uma área de escape de 10 metros de largura na curva do S do Senna e consequentemente, um novo traçado da pista.

O recapeamento total da pista, com cobertura asfáltica especial, mais duradoura, e eliminou ondulações e deu mais aderência aos pneus.

O pit lane com novo piso, mais resistente, e novo sistema de drenagem.

Este ano, a Prefeitura investiu em obras no autódromo R$ 42 milhões advindos do PAC Turismo e R$ 4,6 milhões da Prefeitura de São Paulo.

 

Conheça o Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace

O Autódromo de Interlagos que recebeu esse nome pela proximidade com o bairro de Interlagos foi inaugurado em 12 de maio de 1940, pelo interventor Ademar de Barros, e desde 1972 sedia o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.


Projeto do Autódromo com as obras destacadas (recapeamento da pista, novos boxes e obras de acessibilidade)

O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, construídos no começo do século XX para suprir a cidade de São Paulo de água e energia elétrica.

Em meados dos anos 1980, o autódromo foi renomeado para homenagear o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977.

Interlagos é um dos mais emblemáticos autódromos do mundo e o traçado de sua pista é tido, por muitos pilotos e especialistas, como o melhor do automobilismo.

O circuito é um dos poucos fora dos Estados Unidos a ter sentido anti-horário e atualmente é o único de toda a América Latina que figura no calendário do campeonato.

 

Kartódromo

Anexo ao autódromo está o kartódromo, inaugurado em 1970 e hoje leva o nome de um dos maiores pilotos brasileiros: Airton Senna.

Essa pista também passou por reforma, e é aí que todos os grandes pilotos brasileiros começaram suas carreiras.



 

Veja aqui a entrevista do secretário de Infraestrutura Urbana sobre as novas obras no Autódromo de Interlagos.

 

Gisleine Caron

Assessora de Comunicação de SPObras - 11/11/2014