SPObras promove apresentação sobre manejo arbóreo na Subprefeitura Pinheiros

As obras do Programa de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo têm despertado significativa participação da população. É um fato positivo, o que demonstra o interesse dos munícipes, sua demanda por mais informações sobre as intervenções, que, afinal, alteram a paisagem urbana e não raro interferem também no cotidiano dos bairros. No caso das obras do Corredor Berrini, a construção do canteiro central na avenida forçou a supressão de um conjunto de árvores, o que causou reclamações dos moradores, que repercutiram até em notícias na tevê.

Para estreitar o relacionamento com os moradores e representantes de associações de bairros e esclarecer o que passa nos canteiros de obras, a assessoria de Comunicação de SPObras promoveu uma apresentação na Subprefeitura de Pinheiros sobre o manejo arbóreo. Com as presenças do arquiteto e subprefeito Ângelo Salvador, de técnicos e do público o encontro aconteceu na sexta-feira (24), às 16h, com palestra do engenheiro e superintendente de Licenciamento Ambiental de SPObras, Delson Lapa.

O engenheiro Delson Lapa pôde explicar todas as fases do processo de Licenciamento Ambiental

“É importante compreender que um Plano de Gestão Ambiental não é uma coleção de boas intenções. Para que ele tenha sucesso, é preciso que haja clareza e uma definição precisa do papel de cada ente envolvido”, disse Lapa, ao enfatizar todas as etapas da Gestão Ambiental, do cadastro da vegetação à emissão da Licença Ambiental de Instalação – LAI, expedida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. O número de vezes que o técnico de SPObras foi interrompido para esclarecer melhor detalhes da legislação, procedimentos etc mostrou a necessidade do encontro.

Durante todo o encontro, os participantes puderam intervir e tirar suas dúvidas 

Depois de traçar um painel sobre as obras dos corredores em todas as regiões da capital, do Programa de Mobilidade da Zona Sul e demais obras sob gestão da empresa, Delson Lapa fez uma explanação geral de toda a legislação, do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), da participação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES. “Não existe, na história da cidade um leque tão numeroso de grandes obras como está acontecendo agora. São obras de infraestrutura urbana que vão melhorar muito a qualidade da vida em São Paulo”, resumiu.

O encontro contou com a participação de membros do CADES, dos Conselhos Participativos e da comunidade em geral

Entre apartes e comentários, foi muito útil aos munícipes e aos representantes de associações de bairro conhecer o roteiro que segue uma obra pública, como se orienta o manejo arbóreo. No caso do Corredor Berrini, foi apresentado à plateia todo estudo prévio que resultou no número de árvores retiradas, transplantadas e a generosa compensação por meio do plantio de novas árvores, exigida por lei, para cada árvore suprimida.

Clique aqui para ter acesso à apresentação utilizada durante a reunião.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

Assessoria de Comunicação

30/10/2014 - SPObras