Novos relógios digitais de rua marcam a hora e prestam serviços à população

Com desenho inovador, os novos relógios digitais não informam apenas a hora; população já despertou para os novos serviços que os equipamentos oferecem

Os novos relógios digitais de São Paulo têm oferecido serviços à população ao mesmo tempo em que dão um ar elegante à metrópole.

Cidade mais populosa do Brasil, com quase 12 milhões de habitantes, maior centro financeiro e mercantil da América do Sul, a cidade ocupa extensa área de 1.522,986 km². Com essas características, a dinâmica dos deslocamentos na cidade tem demandas de informações importantes, constantemente.

Daí o papel importante dos relógios digitais. Os novos equipamentos vêm com recursos para atender algumas necessidades da população.

Novo relógio digital de rua, em seu display é possível ver a temperatura e qualidade do ar, entre outras informações

Além de informarem as horas, o clima e a temperatura, os relógios digitais de rua também prestam serviço informando às pessoas sobre áreas de alagamento, campanhas de vacinação, locais com desvios de tráfego etc.

Os recursos são sofisticados. A Prefeitura pode passar informações apenas a um bairro ou região onde esteja ocorrendo um fato relevante.

Os novos equipamentos se integram completamente à paisagem urbana

Foi o que aconteceu durante a Copa do Mundo, por exemplo. Os relógios instalados na Radial Leste a caminho do Itaquerão informavam aos motoristas sobre as interdições no local e desvios propostos.

Com quase um milhão de m² de mancha urbana, com altitude de mais de 700 metros acima do mar, a cidade tem variações climáticas importantes, até mesmo com variações de três graus de um ponto a outro da cidade. Poucos sabem, mas as informações em exposição nos displays dos relógios vêm diretamente da Cetesb, que utiliza sempre a fonte de medição mais próxima.

Relógios digitais de rua passam informações em tempo real

O fato de as informações serem lançadas nos aparelhos em tempo real, dá à Prefeitura condição de participar do cotidiano da cidade de forma mais efetiva. Desde 2013, os relógios digitais vêm informando a população, bairro a bairro. Desvios de cursos, acidentes, operações viárias, eventos que podem alterar a rotina do bairro são avisados aos moradores em tempo real.

Em 2013, a operação Chuvas de Verão evitou que muito motoristas da zona oeste perdessem seus carros em locais de alagamentos. Essas informações saem da Secretaria de Comunicação.

Outra informação relevante é sobre a qualidade do ar, também sob responsabilidade da Cetesb. A nova nomenclatura adotada pela Cetesb, recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, estabeleceu padrões para medição de emissões dos poluentes dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, do ozônio, material particulado inalável (MP10), material particular inalável fino (MP 2,5) e chumbo. São informações que dão aos cidadãos uma noção mais apurada do problema do ar na capital.

Os relógios digitais exibem as seguintes informações sobre a qualidade do ar que o paulistano respira:

N1 = BOA
N2 = MOD (corresponde a moderada)
N3 = RUIM
N4 = M.R (corresponde a muito ruim)
N5 – PESS (corresponde a péssima)

Quando a qualidade do ar é classificada como boa, os valores-guia estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde estão sendo atendidos, ou seja, nesta classificação espera-se o mínimo de efeitos adversos à saúde.

Segundo a CETESB, a qualificação do ar está associada a efeitos à saúde, portanto independe do padrão de qualidade do ar em vigor, e será sempre realizada conforme a tabela a seguir:

Hoje, a cidade já tem mil relógios digitais instalados. Durante os jogos da Copa do Mundo, os relógios exibiram informações sobre desvios de trânsito, horários dos jogos, situação do estádio e até sobre o placar do jogo. A concessão desse serviço é da empresa JCDecaux, com operações em 48 países. Cada equipamento leva, para sua fabricação, cerca de 40 mil peças. A fiscalização é feita por SPObras, empresa da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, responsável pela licitação e fiscalização do mobiliário urbano.

Gisleine Caron
Assessora de Comunicação

29/10/2014 - SPOBRAS