Secretário de Infraestrutura Urbana faz vistorias às obras do Autódromo de Interlagos

A edição do GP Brasil de 2014 encontrará um novo autódromo; totalmente remodelado, o circuito está sendo preparado para oferecer ao evento mais importante do automobilismo brasileiro todo conforto, tecnologia e segurança aos pilotos, público e veículos de comunicação

Roberto Garibe, secretário municipal de Infraestrutura Urbana esteve no Autódromo de Interlagos nesta quinta-feira (1) para vistoriar e mostrar à imprensa as obras que estão em curso para realização do Grande Prêmio do Brasil de F1, no dia 9 de novembro. A temporada de Fórmula 1 traz à cidade de São Paulo um aumento significativo do turismo, com reflexos positivos em áreas como hotelaria, feiras, eventos, restaurantes, comércio variado. A prefeitura tem feito obras de remodelação, planejada em duas fases; a primeira será concluída para realização do GP Brasil, e a segunda fase está programada para ter início em 2015.

Nesta primeira fase de reformas, SPObras está conduzindo as obras de adequações que farão do Autódromo José Carlos Pace um dos circuitos mais modernos da F1. O custo para as obras previstas nesta etapa é de R$ 47 milhões, vindos do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Roberto Garibe fez um pequeno tour com cinegrafistas e jornalistas pelos trechos em obras.

A pista terá novo recapeamento em toda sua extensão de 4.309 m, serão feitas melhorias também na entrada e saída dos boxes e toda área será acessível às pessoas com deficiência de visão ou mobilidade. O pit lane já está recebendo pavimento rígido, a fim de garantir as normas de segurança da Federação Internacional de Automobilismo – FIA, organizadora da competição. No local, diversos trabalhadores estão fazendo a montagem das barras de ligação e transferência do concreto rígido, uma das etapas do processo.

Além disso, estão sendo instaladas as novas canaletas, para drenagem do pit lane e pit wall, para afastar qualquer possibilidade de aquaplanagem. Na saída dos boxes junto à curva 2 (batizada de S de Senna), a nova adequação geométrica do local já se encontra em condições de receber o novo pavimento asfáltico, o que proporcionará um alargamento da área de escape a fim de garantir maior segurança na principal curva da pista.

Para a readequação da entrada dos boxes "pit entry", está sendo construído um muro de contenção em terra armada, que trará nova geometria ao acesso. A extensão do muro de contenção é de aproximadamente 300 metros por 10 de altura, e, para isso, trabalhadores já estão montando as placas pré-moldadas no local e também estão executando o aterro para ampliação e adequação da entrada dos boxes.

O pavimento do circuito será executado em dois sistemas, rígido (pit lane) e flexível (em toda a extensão da pista).

 

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Graccho Braz Peixoto da Silva
Assessoria de Comunicação
02/10/2014 - SPObras