Prefeitura irá plantar 6.790 árvores como compensação ambiental pela construção das pontes Laguna e Itapaiúna

As duas novas pontes, Laguna e Itapaiúna, sobre o Rio Pinheiros fazem parte da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, que vai investir na região da Av. Roberto Marinho algo em torno de 4 bilhões de reais. É a maior Operação Urbana ora em curso da cidade de São Paulo, seja em termos de projeto e obra, em investimentos, em número de famílias beneficiadas, em número de pessoas atingidas, em relação ao sistema viário que será implantado, e também em relação ao novo parque linear que será construído.

Para dar início às obras das duas novas pontes, foi necessário a realização de um grande estudo de impacto ambiental, e posteriormente a elaboração de um projeto de manejo arbóreo junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Nesse caso, especificamente, houve um estudo ambiental que durou sete meses, com levantamento de todas as espécies de árvores encontradas no local, levando em conta os seguintes critérios: altura, diâmetro do caule ou tronco e estado fitossanitário.

Foram removidas 28 palmeiras imperais em frente à entrada do Panamby / Burle Marx. Essas palmeiras foram transplantadas em linha, na continuidade, e não sofreram nenhum dano.

Esses dados são necessários para que o manejo arbóreo seja planejado, sempre obedecendo as diretrizes presentes no TCA (Termo de Compromisso Ambiental) emitido pela Secretaria do Verde.

Cada espécie foi analisada a fim de dar destinação adequada ou substituição por outra espécie. Por ser área de preservação permanente, localizada nas margens do curso das águas do Rio Tietê, a compensação exigida pela CETESB é multiplicada por 10 para cada espécie.

O manejo arbóreo

Ponte Laguna:

  • 95 árvores serão suprimidas;
  • 283 novas árvores serão plantadas como compensação ambiental;
  • 165 árvores serão transplantadas;
  • 286 serão preservadas.

Neste caso, 1.696 mudas compensatórias serão repassadas para que o município faça o plantio em parques e praças.

Ponte Itapaiúna:

  • Nenhuma árvore será suprimida
  • 298 serão transplantadas
  • 133 árvores serão preservadas no local

5.094 mudas compensatórias, por ser  uma obra dentro de uma APP - Área de Preservação Permanente - serão plantadas no local e disponibilizadas para serem usadas em praças e parques da cidade. O valor referente a estas mudas fica à disposição da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Confira abaixo as espécies de árvores que deverão ser plantadas no local:

Guanandi

 

Ipê Amarelo do Brejo

 

Pau de Viola

 

Pau Pombo

 

Assessoria de Comunicação

07/10/2014 - SPOBRAS