Túneis e galerias a céu aberto avançam rapidamente na região da Pompéia

SPObras emprega recursos modernos da engenharia na construção das galerias que resolverão os problemas das enchentes na Zona Oeste da cidade. Nos canteiros de obras a atividade é intensa; nos próximos dias se dará início à escavação de dois poços de serviço às margens da CPTM

As obras de construção das galerias para os Córregos Sumaré e Água Preta, na Zona Oeste da cidade, ganham corpo. Nesta próxima quinzena uma nova frente de técnicos e operários começará a atuar na escavação de dois poços de serviço às margens da CPTM. Com a autorização estadual, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a SPObras iniciará a execução da viga de bordo e escavação dos poços de serviço. Para que o avanço dos túneis tenha início, será preciso aguardar autorização federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Próximo à Marginal Tietê, o túnel que atingiu 19 metros está recebendo 23 enfilagens tubulares horizontais com 8,50 metros de comprimento. A enfilagem tubular é um método baseado em injeção de calda de cimento por meio de tubos em maciços. O procedimento é utilizado para aumentar a estabilidade em solo de baixa resistência na zona de escavação, especialmente nos túneis. As enfilagens são sistemas que dão suporte a maciços formados por solos com menos resistência. “O sistema de enfilagens de tubos possibilita aumentar a estabilidade e a segurança na área de trabalho, pois transfere as cargas na direção longitudinal, diminuindo com isso as deformações induzidas pela escavação”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung, da SPObras. Neste trecho só faltam ser injetadas duas enfilagens.

Os poços também terão túneis de 15 metros, que seguirão no sentido da Av. Matarazzo para se conectar à galeria a céu aberto que já está aterrada na região. A galeria, feita por meio de aduelas, completou 170 metros de extensão e está paralela ao barracão da Escola de Samba Mancha Verde. No local, já foi concluída a execução do piso, contrapiso e concretagem. “Aqui podemos dizer que já passamos pelo ponto crítico do trecho, que faz uma curva acentuada contornando o barracão”, destacou o engenheiro. De acordo com Chen, para que o barracão não precisasse ser parcialmente demolido, o projeto foi executado de forma que o encaixe das aduelas fizesse uma curva no terreno.

Deste ponto, as aduelas seguirão até os túneis no terreno da CET que ainda serão executados. A abertura no sentido da Marginal Tietê ainda não teve início porque ainda precisam receber alguns pontos de jet grounting e estacas. Os poços de serviço nesta frente estão com túneis em atividade de avanço no sentido Marques de São Vicente. Um deles está com 12 metros e o outro com cinco metros de extensão.

Na Av. Marquês de São Vicente, as equipes continuam trabalhando na escavação dos poços de serviços, onde faltam apenas dois metros para atingir a cota do projeto, de 15 metros de profundidade. Deste ponto os túneis irão se conectar com a galeria a céu aberto da Av. Nicolas Boer. Hoje, são 160 metros de galeria pré-moldada, já instalada e aterrada, restando apenas 30 metros para chegar às margens da CPTM.

Córrego Sumaré

Na Rua Padre Antonio Tomaz, as obras nos túneis do poço de serviço começarão a avançar nos dois sentidos. O túnel que segue para Av Antártica está com oito metros de extensão, já no sentido Praça Conde Francisco Matarazzo a viga portal foi concluída, e a equipe inicia a instalação de cambotas para projetar e iniciar os avanços. Na Av. Antártica o túnel avança, e já atingiu 9 metros de extensão.

Trecho terá aduelas acompanhando em curva a lateral da Escola de Samba Mancha Verde

Trecho terá aduelas acompanhando em curva a lateral da Escola de Samba Mancha Verde

Túnel recebe as últimas enfilagens para avançar mais sete metros

Av. Nicholas Boer: trecho já atingiu 160 metros de galeria aterrada

Av. Nicholas Boer: trecho já atingiu 160 metros de galeria aterrada

Av. Nicholas Boer: trecho já atingiu 160 metros de galeria aterrada

Córrego Sumaré: túneis seguirão nos dois sentidos

Córrego Sumaré: túneis seguirão nos dois sentidos

 

Assessoria de Comunicação
19/09/2014 - SPOBRAS