Corredor na Av. Vitor Manzini já está liberado nos dois sentidos

Na Zona Sul, as linhas de ônibus que circulam diariamente pela Av. Vitor Manzini já podem utilizar o corredor nos dois sentidos. As vias já foram totalmente liberadas e, nos próximos dias terá início a montagem das coberturas das paradas de ônibus. A obra faz parte da requalificação do corredor M'Boi Mirim, que segue desde o Terminal Jardim Angela até a Estação de Transferência Vitor Manzini, interligando-se com o Binário Santo Amaro.

Ao todo, entre a Av. Vitor Manzini e a Estrada M'Boi Mirim, 3.790 metros do corredor já foram pavimentados com o concreto rígido, e 1.690 metros já foram liberados para o tráfego.
O corredor na Av. Vitor Manzini, que antes tinha duas paradas com 37,5 metros de extensão de cobertura cada uma, foi remodelado. A construção de uma plataforma central abrigará três paradas longitudinais, sendo que duas atenderão nos sentidos centro-bairro e bairro-centro. “Essas duas paradas duplas, atendendo os dois sentidos, terão 60 metros de extensão cada uma, de cobertura dupla (duas asas)”, explicou o engenheiro responsável pela obra, Omar Ayub, da SPObras.

A primeira parada será instalada bem próximo à Pça. Dom Francisco de Souza; a segunda, alguns metros à frente, e uma terceira parada será instalada próximo à Ponte do Socorro, com 40 metros de extensão de cobertura simples e funcionará para passageiros que seguem no sentido centro. Todas as bases das estruturas das coberturas já foram demarcadas pela topografia, e o trabalho de montagem das coberturas deve ser iniciado ainda este mês. O projeto das novas paradas também prevê proteção ao usuário em dias de chuva: haverá uma calha central longitudinal para captar a água, que descerá em um condutor, atravessando a plataforma até desaguar na guia.

O ponto da Ponte do Socorro também já foi liberado. No sentido centro, e uma parte no sentido bairro, foi feita a fresagem (raspagem) do pavimento antigo, compreendendo as rampas de acesso e a ponte. Após a fresagem, foi feito um recapeamento asfáltico para a regularização dos pavimentos. O canteiro central está em vias de ser finalizado, faltando poucos metros de muretas para ser concluído, já próximo à Av. Vitor Manzini. No local será ainda instalado um gradil central de proteção sobre a ponte e paisagismo entre as muretas.

Estrada do M'Boi Mirim

Na Estrada M'Boi Mirim, os 14 trechos demolidos ao longo de 3 km, liberados inicialmente, foram todos concretados e, parte deles, os quatro primeiros (próximos ao Terminal Jardim Ângela) já estão interligados com as obras dos entre trechos (espaços que foram preservados no início das obras por estarem em cruzamentos e paradas de ônibus, e que também já estão sendo concretados e liberados parcialmente). “Essa semana, a equipe trabalha em um dos pontos mais críticos da Estrada M'Boi Mirim, que é a Praça Manoel Lopes”, destacou o engenheiro. Neste trecho - um cruzamento de tráfego intenso - foi necessário que a CET fizesse uma faixa reversível em 200 metros, durante as obras, para que o trânsito pudesse fluir melhor. A meta é concretar o cruzamento ainda esta semana.

As calçadas, guias e sarjetas também continuam sendo readequadas na Estrada M'Boi Mirim. A nova calçada atenderá as normas de acessibilidade com padronização de largura, eliminação dos degraus, desníveis e a instalação de piso tátil. Já foram executados 1.250 metros de pista no sentido centro-bairro, próximo ao Terminal Jardim Ângela.

Av. Vitor Manzini

Marcação de Paradas

Parada Vitor Manzini nos dois sentidos

Ponte do Socorro

Ponte do Socorro
 

Ponte do Socorro
 

Assessoria de Comunicação
19/09/2014 - SPOBRAS