SPObras imprime ritmo mais intenso nas obras da galeria do córrego Água Preta

Túnel atinge 19 metros de extensão e chega à Marginal Tietê; para desviar de uma adutora, galeria implantada sob a Av. Marquês de São Vicente terá um dos poços mais fundos do projeto

As obras da Operação Urbana Água Branca, que prevêem a construção das galerias dos Córregos Sumaré e Água Preta, na Zona Oeste, irão beneficiar diversos bairros e milhares de moradores que sofrem com enchentes na região de Perdizes, Barra Funda, Pompéia, Sumaré e Água Branca. O projeto prevê aumento significativo na vazão das galerias e capacidade para receber as chuvas dos próximos 100 anos.

Com equipes concentradas no córrego Água Preta, as obras avançam com novas frentes e a intensa atividade dos trabalhadores, com meta de entregar este trecho da obra no primeiro semestre de 2015.

No trecho final da galeria, um dos túneis já atingiu 19 metros de extensão e chegou à Marginal Tietê. O outro túnel já chegou a 14 metros de extensão. “Os avanços estão dentro do previsto. O trabalho nos túneis é lento, preciso e com muitas normas técnicas. Por isso, o avanço somado pelos dois túneis, que seguem paralelos, não ultrapassa 20 metros por mês”, explicou o engenheiro responsável pelas obras, Chen Cheng Tung. Hoje, o túnel mais extenso está recebendo a enfilagem¹ horizontal para continuar o avanço.

Deste trecho, no sentido Av. Matarazzo,faltam apenas 15 metros de túnel que irão se conectar aos 120 metros de aduelas já aterradas. Seguindo sentido Pompéia, ao lado da Escola de Samba Mancha Verde, há quinze dias teve início a cravação de perfis, já finalizada, assim como a escavação do trecho. A próxima etapa é a execução do piso, contrapiso e concretagem, para que possam ser instaladas as aduelas. O trecho seguirá em galeria pré-moldada até os túneis localizados no terreno da CET.

Deste local eles seguem para uma nova conexão na Av. Marquês de São Vicente, onde nova frente de trabalho está em atividade e dois poços de serviço estão sendo construídos. Ambos estão em atividade de escavação e atingiram cinco e seis metros de profundidade. “Neste ponto, onde encontramos uma interferência que não pode ser removida – uma adutora da Sabesp localizada três metros abaixo da superfície - será um dos poços mais fundos do projeto porque precisaremos fazer um sifão, que vai rebaixar um trecho do túnel, para que a adutora da Sabesp passe no meio, e depois retorne à cota prevista”, explicou Chen.

Os túneis que serão construídos nestes poços seguirão para se conectar aos túneis do terreno da CET, e, na outra extremidade, à galeria a céu aberto da Rua Nicolas Boer. A galeria já está próxima à CPTM, faltam cerca de 50 metros para chegar às margens da Companhia. Toda a galeria pré-moldada instalada neste trecho, cerca de 140 metros, já está aterrada.

A equipe de trabalho apenas aguarda a conclusão das autorizações, para que tenha início a escavação de dois poços de serviço às margens da CPTM.

Hoje, a SPObras já tem em mãos a autorização estadual, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e aguarda a federal, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Sumaré

Próximo à Praça Conde Francisco Matarazzo, o túnel segue sentido Av. Antártica, e avançou 2,40 metros. Na Av. Antártica já foi realizada a enfilagem, e teve início a viga de coroamento, que é o portal para a abertura do túnel. Devido ao volume de água na região, este poço tem um diferencial em relação aos demais: foi projetado com a base alargada. Na região, onde residências e edifícios receberam instalação de pinos de recalque, uma equipe segue fazendo as leituras diárias e, até o momento, não identificaram oscilações.

¹ A enfilagem é um método de injeção de calda de cimento por meio de tubos em maciços. O procedimento é utilizado para aumentar a estabilidade em solos de baixa resistência em zonas de escavação, geralmente em áreas de emboque de túneis. As enfilagens são um sistema que atua, portanto, como pré-suporte em condições de solos fracos - é o caso de solos em condições de subsidências e em maciços sedimentares. O sistema de enfilagens de tubos é capaz de aumentar a estabilidade e a segurança na área de trabalho, pois transfere as cargas na direção longitudinal, diminuindo com isso as deformações induzidas pelas escavações.

Base do poço de serviço da Av. Antártica é alargada devido ao volume de água que vai receber

 Túnel atinge 19 metros de extensão e chega à Marginal Tietê

Início de escavação de poços de serviço na Av. Marquês de São Vicente

 Trecho vai receber contrapiso e, em seguida, a instalação de aduleas

 Novo trecho aguarda instalação de aduelas

 140 metros de aduelas prontas e aterradas

 Escavações seguem em direção à CPTM

Panorâmica das obras no trecho da Mancha Verde


Assessoria de Comunicação

17/09/2014 - SPOBRAS