SPObras dá a largada na reforma do Autódromo de Interlagos

Equipes de engenheiros e técnicos da SPObras estão trabalhando sem trégua para que todas as reformas previstas para o circuito paulista, de fama internacional, estejam prontas, no maior evento brasileiro do automobilismo

Se o recapeamento realizado pela Prefeitura, na pista do Autódromo de Interlagos em 2007, foi muito elogiado por pilotos e equipes da Fórmula 1, para o 43º Grande Prêmio Petrobras do Brasil 2014 a pista estará ainda melhor. Não somente a pista, como também as demais áreas que compõem todo espaço destinado às escuderias e ao público. É que a prefeitura de São Paulo já deu a largada para as reformas programadas para o evento, marcado para o fim de semana de 7 a 9 de novembro.

Realizada por SPObras, essas novas intervenções já estão em curso desde a primeira quinzena de julho. O propósito maior é tornar toda a pista do circuito mais segura por meio de maior aderência. Isto vai exigir o recapeamento integral do circuito, que sofrerá um tratamento especial. O “acabamento” do asfalto será feito por um processo de abrasão das pedrinhas de granito que o compõem, tornando-as mais uniformes, mais arredondadas. O resultado será uma pista com ótima aderência e menos desgaste para os pneus, com mais segurança e economia.

A reforma abrange também o “pit lane”. A pista dos boxes onde os carros estacionam, receberá um novo pavimento de concreto e na área onde os carros entram e saem do boxe (pit entry e pit exit) o pavimento será asfáltico.

Outra mudança importante será o alargamento da entrada dos boxes. Atualmente com 30 metros (15 metros de pista e 15 metros de entrada), terá 45 metros (15 metros de pista e 30 metros de entrada). Com maior área de manobra, os pilotos terão acesso mais seguro aos boxes, sem alteração do tempo de “pit stop”. Representa também mais conforto e tranquilidade para as equipes de apoio.

Na saída dos boxes, na segunda perna do “S” do Senna será feita uma nova área de escape com 10 metros de largura, sem alterar o ponto de tangência para a entrada da pista. Essas mudanças trarão melhores condições de segurança da curva principal da pista, dando melhor “encaixe” de saída dos boxes com a pista do circuito.

As obras de reconfiguração de todo traçado da entrada dos boxes, bem como a duplicação da faixa de pavimento rígido, obedecem a normas e orientações estabelecidas pela equipe organizadora do evento, a fim de evitar que as áreas em questão fiquem sujeitas à contaminação de combustível e óleos lubrificante.

Todo o circuito será monitorado. Para isso, o sistema de sinalização vertical, horizontal e semafórica será modernizado e ganhará 15 novos postes metálicos para posicionamento das câmeras. Caixas, grelhas e canaletas estão recebendo complementação no sistema de drenagem.

Os alambrados receberão manutenção e revisão. Será feita a adequação das áreas de estacionamento e pintura do “paddock”, a fim de deixar o espaço em perfeitas condições para a realização do evento em novembro. As barreiras de pneus estão sendo montadas e supervisionadas.

“O prazo é apertado, por isso estamos com muitos trabalhadores aqui, para que toda a reforma esteja pronta para o início do evento", afirma o engenheiro Rafael Myawaki, da SPObras, que acompanha de perto as equipes que atuam na reforma do Autódromo de Interlagos.

Áreas internas também passam por acabamento especial, reformas abrangem todas as instalações

 

Depois da fresagem, máquinas preparam o terreno para nova pavimentação

 

Aspecto da regularidade da pista; o autódromo tem sido elogiado por técnicos e pilotos

 

Obras no Autódromo tem repercursão internacional:

Iniciaron las obras de pavimentación e infraestructura en el Circuito de Interlagos (F1Latam.com)

 

Graccho Braz Peixoto

Assessoria de Comunicação
07/08/2014- SPObras