SPObras entrega Bicicletário no Largo da Batata

O prefeito Fernando Haddad compareceu à inauguração marcada por evento repleto de oficinas e atividades ligadas ao mundo da bicicleta

 O Largo da Batata e seu entorno, que caracterizam a paisagem urbana mais tradicional de Pinheiros, vem passando por uma grande requalificação urbana, o que significa também um “redesenho” de toda aquela área, que ao longo de décadas tornou-se inadequada para atender as demandas diárias da população em uma cidade em constante transformação.

Aos poucos, o Largo da Batata, que recentemente passou por uma grande remodelação pela Operação Urbana Faria Lima, vem ganhando mais vida. Como parte desta revitalização, a SPObras entregou no último sábado, 2/8, o bicicletário Municipal, equipamento de 150 m² e localizado ao lado da estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

O bicicletário faz parte de uma nova política urbana que coloca São Paulo em igualdade com grandes metrópoles no mundo também no quesito mobilidade. Projetado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU, por meio da SP Urbanismo, e com participação ativa de cicloativistas, o bicicletário possui 102 vagas para bicicletas e está equipado com bebedouros, uma estação com ferramentas básicas para pequenos reparos, compressor de ar e uma bomba manual, além de internet wifi. Ornamentando a área com um toque de beleza, também foi construída uma floricultura.

Muito comemorado por moradores locais, frequentadores da área e ciclistas, que há tempos pedem a construção, o bicicletário possibilita melhorias na qualidade de vida e na mobilidade.

O Festival Bike da Batata marcou a inauguração do bicicletário, promovendo diversas atividades musicais e esportivas ligadas ao mundo da bicicleta. O evento aconteceu em parceria entre a Prefeitura, o Instituto Aromeiazero e o Banco Itaú e toda sua programação foi gratuita e aberta ao público.

O prefeito Fernando Haddad compareceu ao evento, visitou as atividades e conversou com os participantes. Ele lembrou que o equipamento faz parte de um projeto de ocupação do espaço público que estimula o transporte intermodal e que a Prefeitura está implantando um programa para ampliar a malha de ciclovias da cidade, que objetiva a construção de 450 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2015, conectando parques e praças.

“São 102 bicicletas que vão poder ficar estacionadas aqui [no bicicletário] para que as pessoas possam entrar no Metrô. Então toda a região acaba sendo beneficiada, e você pode poupar um deslocamento. Tanto o que pegava o ônibus pode vir pra cá de bicicleta, quanto aquele que vinha a pé pode querer se divertir mais com a bicicleta”, afirmou Haddad.

Como utilizar o Bicicletário Municipal do Largo da Batata:

O bicicletário funcionará 24 horas por dia, todos os dias semana e será gerido, mantido e conservado pelo Banco Itaú, através de um termo de cooperação firmado com Prefeitura Municipal de São Paulo.
Seu uso é totalmente gratuito e poderão utilizá-lo pessoas físicas, maiores de 16 anos, previamente cadastradas. Cada pessoa física cadastrada poderá guardar até 3 bicicletas simultaneamente.

 

Vista interna do bicicletário antes de sua inauguração

 

Pessoas que passavam pelo local paravam para ver a nova estrutura

 

Bicicletário já em uso pela população

Fotos: João Luiz/SECOM

 

Rebeca Policastro

Graccho Braz Peixoto

Assessoria de Comunicação de SPObras
04/08/2014