Obra das galerias dos córregos Água Preta e Sumaré já irão aliviar as enchentes do próximo verão

Prefeitura de São Paulo enfrenta seus maiores desafios: mobilidade e drenagem

Na última quarta-feira, dia 30, estivemos, eu e os engenheiros de SPObras, em vistoria às obras das galerias dos córregos Sumaré e Água Preta. Esta é uma das maiores e mais importantes obras de drenagem que a cidade tem hoje. A vistoria teve por objetivo cobrar celeridade, o que não é fácil devido às inúmeras interferências geológicas que encontramos no percurso das galerias. É uma obra que exige solução de engenharia de grande complexidade, devido às interferências geológicas e de outras concessionárias, como a CPTM e Sabesp. Mesmo assim, estamos envidando todos os esforços para entregar parte da obra antes das chuvas de verão, o que irá aliviar muito as enchentes na região.

Outra obra grande que estamos tocando na região é o corredor de ônibus Inajar de Souza. Esta é a maior obra de mobilidade que estamos fazendo. São 29 km de corredor ao todo, desde o terminal Cachoeirinha até a Praça dos Correios, com 129.000m² de concreto altamente resistente, 382.000m² de asfalto, 330 novos e modernos abrigos, novas iluminação, sinalização e paisagismo.

Essas obras simbolizam uma verdadeira revolução na infraestrutura urbana da cidade e isso não seria possível sem os recursos que o Governo Federal aportou, da ordem de R$ 4,2 bilhões para obras de mobilidade e R$ 2,9 bilhões para drenagem. Sem esses investimentos do Governo Federal tais obras não sairiam do papel.

A visita dos Secretário, às galerias dos córregos Sumaré e Água Preta, também foi tema de pauta do Jornal da Gente:

Secretário vistoria obra de canalização na Pompéia

 

Secretário de Infraestrutura Urbana e engenheiros se dirigem para o local de acesso às galerias

 

Vista interna de uma das novas galerias

 

Ainda dentro da galeria o Secretário de Infraestrutura Urbana, o diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras e técnicos responsáveis pela obra deram atendimento à imprensa local

 

Maquinas trabalhando nas escavações das novas galerias

 

Roberto Garibe
Secretário de Infraestrutura Urbana e
Presidente da São Paulo Obras
31/07/2014