SPObras inicia concretagem do corredor M'Boi Mirim

Começou esta semana o processo de concretagem do corredor M'Boi Mirim, obra com 8,7 quilômetros de extensão que segue entre a Av. Vitor Manzini e o Terminal Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade.

Dos dez trechos abertos na Estrada M'Boi Mirim, quatro já estão preparados para receber a pavimentação. No sábado, 19, teve início a fase de pavimentação com a concretagem do primeiro trecho, localizado próximo ao Terminal Jardim Ângela.

A concretagem é um processo que exige um cuidado extra, justamente porque é um material que,por ter vida útil longa, não passará por reparos. Para iniciar a concretagem e a pavimentação da via, primeiro colocam-se as formas metálicas laterais, limitando o trecho a ser concretado; em seguida é colocada a malha pop que é uma armadura de aço pré-fabricada que ajuda a evitar trincas, fissuras e problemas estruturais. Após a aplicação do concreto sobre as armaduras, vem a última e importante etapa: a cura do concreto. Na linguagem da engenharia, a cura é a fase da secagem completa do concreto.

Para a cura completa deve ser mantido um certo teor de umidade na obra, evitando a evaporação prematura da água da mistura, assegurando uma temperatura adequada ao concreto durante o processo de hidratação dos materiais aglomerantes. Esse cuidado resulta nas propriedades necessárias. Dessa forma, o concreto não sofrerá trincas que depois se transformam em buracos. Para tanto, durante sete dias toda a superfície precisa ser molhada e mantida úmida, por meio de mantas. Todo esse processo faz parte de normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A outra extremidade da obra, a Av. Vitor Manzini, também começou a ser concretada, próximo à Praça Dom Francisco de Souza. No local, mais um trecho, próximo à Ponte do Socorro, está sendo escavado com início das perfurações.

Operários aplicam manta sobre o concreto para mante-lo úmido e garantir sua resistência

 

Formas metálicas são utilizadas nas laterais da pista para limitar o pavimento rígido

 

Trecho do correodor M'Boi Mirim, próximo à Ponte do Socorro, começa a passar por intervenções

 

Assessoria de Comunicação 
29/07/2014 - SPOBRAS