Construção das novas pontes sobre o rio Pinheiros trarão melhorias ambientais

SPObras faz gestão ambiental em todas as intervenções que realiza na cidade, implantação das pontes Laguna e Itapaiúna irá gerar mais de cinco mil novas mudas de árvores para a cidade

 As novas pontes Laguna e Itapaiúna, que farão as travessias entre as margens do rio Pinheiros na área compreendida entre as proximidades do Shopping Morumbi e a Ponte João Dias, começam a ser erguidas.

As obras da primeira ponte, a Laguna, que fazem parte da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, já mudam aos poucos a paisagem da Av. Chucri Zaidan na altura do Shopping Morumbi, que a ligará à Av. João Dias, o que aliviará bastante o trânsito intenso existente em toda aquela a região.

A ponte João Dias, que naquela região que leva ao extremo Sul é a única alternativa para a travessia ao outro lado do rio, fica travada em horários de pico. Em breve, ela terá a ajuda das duas novas pontes que irão organizar o trânsito na região, trazendo conforto à população.

Parte integrante, e não menos importante do trabalho, é o tratamento dado por SPObras ao meio ambiente. De acordo com o superintendente da empresa, engenheiro Delson Lapa, uma das principais preocupações com as obras de mobilidade tem sido a questão ambiental. "Realizamos estudos e fazemos a gestão ambiental em todas as obras. Por meio desses estudos, podemos avaliar a situação de cada árvore que se encontra no local que está em obras, o que torna possível saber se estão condenadas, se são árvores sadias ou se as espécies em questão não são adequadas para o meio urbano" afirma o engenheiro.

Neste caso, SPObras fez um plano a partir do levantamento de todas as espécies encontradas no trecho citado, segundo o engenheiro agrônomo Jorge Youssef, cujo trabalho consumiu sete meses.

“Altura, diâmetro do caule ou tronco, estado fitossanitário, tudo foi checado em função da atenção dada pelo plano de manejo arbóreo que as obras exigem. Tal manejo pode fazer supressão, plantio ou transplante”, esclarece Youssef.

De acordo com a legislação ambiental vigente, SPObras, atendendo às exigências feitas pela CETESB, por se tratar de uma área de preservação permanente,fará larga compensação ambiental, cujo montante poderá também ser usado para plantio por outros órgãos da Municipalidade. Ganham o cidadão e o meio ambiente.

Com relação à ponte Laguna, 95 árvores serão suprimidas e 283 novas árvores serão plantadas como compensação ambiental. Além disso, 165 árvores serão transplantadas e outras 286 serão preservadas. Neste caso, 1.696 mudas compensatórias serão repassadas para que o município faça o plantio em parques e praças.

Para a construção da ponte Itapaiúna será necessário realizar o manejo de 344 árvores, das quais 298 serão transplantadas. Outras 5.094 mudas compensatórias, por intervenção em APP, fazem parte do projeto. O valor pago pela compensação referente a essas mudas fica à disposição da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para ser usado para produção de área verde em parques e praças da cidade.

Segundo Delson Lapa, a gestão ambiental eficiente das obras públicas contribui não somente para a sustentabilidade da obra, mas também para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da metrópole. "Aumentar as áreas verdes da cidade de forma adequada tem sido uma das principais preocupações em nossas obras", esclarece o engenheiro ambiental.

 

Assessoria de Comunicação

14/07/2014 - SPOBRAS