Novo trecho do Corredor de Ônibus M’Boi Mirim facilitará o acesso ao Terminal Jardim Ângela

Base de sustentação da nova pista, construída com rachão e concreto permitirá melhor conservação do piso que recebe ônibus biarticulados

 As obras de requalificação do corredor M'Boi Mirim irão oferecer a toda população do extremo sul da cidade o conforto há muito desejado. Longa e sinuosa estrada que margeia vários bairros daquela região, a Estrada do M’Boi Mirim vai deixando de ser aquela via perigosa para se tornar um percurso confortável para o transporte público.

Atualmente, a SPObras toca obras entre a Av. Vitor Manzini e o Terminal Jardim Ângela. Essas obras estão sendo realizadas em vários pontos da extensão total do corredor, de 8,7 quilômetros.

As obras tiveram início no dia 16 de junho em um trecho próximo ao Terminal Jardim Ângela, sendo liberados três quilômetros no sentido bairro-centro.

A obra é feita por trechos para minimizar os transtornos que inevitavelmente causam ao tráfego ao se interditar uma via muito extensa. Dessa foram, as interdições são feitas em trechos, o que não causa um impacto tão danoso ao trânsito quanto seria se interditasse a via toda. Neste momento, SPObras está realizando cinco trechos, com o cuidado de preservar as paradas de ônibus e os cruzamentos da Estrada do M'boi Mirim.

No primeiro trecho, que sai do Terminal Jardim Ângela, com extensão de 180 metros, já foi feita a retirada do antigo piso e colocada a estrutura do pavimento com rachão e BGS (brita graduada simples). O mesmo ocorre no segundo e terceiro trechos, que têm respectivamente 90 e 103 metros. O próximo passo é a compactação do solo, feita por meio de rolo compressor.

O quarto trecho, com 184 metros de extensão, já estava pronto para receber o rachão, mas verificou-se uma infiltração de água na base do solo, que foi drenada por meio de tubos de pvc permeáveis e manta bidim, e será conduzida até uma boca de lobo próxima. Após o que, serão aplicados o rachão e o BGS.

O último trecho está em fase inicial com demolição e escavação de base. Assim que os três quilômetros no sentido bairro-centro forem concluídos nesta faixa, a empresa inicia o mesmo trecho na faixa em sentido contrário. Depois, será liberado um novo trecho no sentido centro.

A pavimentação antiga do corredor não tinha uma boa estrutura de sustentação sob o pavimento de concreto existente. Quando as escavações começaram, a equipe percebeu tal fato. O pavimento que está sendo feito hoje ao longo do corredor, com base de rachão e demais camadas de estrutura, responderá bem à pressão feita pelos ônibus biarticulados, que são muito mais pesados que os convencionais.

Além de toda a preocupação com a execução e com qualidade da obra, a SPObras tem atuação constante voltada para a segurança, não só dos trabalhadores, mas com todos os usuários do trecho. Para tanto foi disponibilizada uma equipe que cuida de toda sinalização da obra, que também tem agentes de apoio ao trânsito em cada trecho, a fim de orientar motoristas e pedestres que transitam pelo corredor.

Operários trabalham na base da pista que receberá o pavimento rígido

 

Camada de rachão é depositada sobre o leito da pista

 

Na imagem é possível ver o leito da pista antes de receber a camada de rachão, no trecho entre Av. Vitor Manzini e o Terminal Jardim Ângela

 

Assessoria de Comunicação

11/07/2014 - SPOBRAS