SMSO conclui primeiro viaduto do sistema viário do Córrego Ponte Baixa e novos acessos

As obras do viaduto 2, sentido bairro/centro, e nova via de acesso à Avenida Guido Caloi foram liberadas ao trânsito na quarta-feira, 02/07/2014.

O novo viaduto tem 340 metros de extensão; 9,5m de largura, com duas pistas, e 16 luminárias de LED 195 W, que são mais econômicas e não agridem o meio ambiente.

A nova via, localizada na margem direita do córrego, com 340 metros de extensão, tem 03 faixas de rolamento, passeio com 2 metros de largura, e ciclovia com 1,5 metro de largura. A via está totalmente iluminada com 17 unidades de LED 195 W. Os retornos na avenida Guido Caloi tem 20 metros e 48 metros, ou seja, somando a nova via mais os retornos temos 408 metros, sendo dois lados temos 816 metros, quase um quilômetro.

A rua Frederico Grotte foi totalmente reconstruída, passou por fresagem e recapeamento, novas guias e sarjetas, totalizando 240 metros lineares, e 1.560 m² de pavimentação.

Assim os veículos sentido centro podem utilizar o viaduto e chegar na Marginal Pinheiros, ou seguir para o centro pela nova via na direção da avenida Guarapiranga. Com estes novos acessos o bairro e a Fatec serão diretamente beneficiados.

Além das obras viárias, o trecho da rua José Teodoro Lima até o canal do Guarapiranga está com as obras de canalização concluídas, totalizando mais de um quilômetro de obra. 

Há mais de 40 anos que a população aguarda a realização dessa obra que deverá beneficiar cerca de 550 mil pessoas. A área da bacia hidrográfica do córrego Ponte Baixa é de aproximadamente 6,7 km², ou seja, 670 hectares. O córrego, que desemboca no canal Guarapiranga, sofre com a poluição e assoreamentos, e em época de chuvas transborda em vários pontos. O empreendimento denominado Ponte Baixa situa-se na região do M'Boi Mirim, zona sul da cidade e recebeu Licença Ambiental de Instalação - LAI em janeiro de 2013.

Em fevereiro de 2013 a Secretaria Municipal de Serviços e Obras, SMSO, iniciou o primeiro trecho das obras de canalização, entre o canal da Represa Guarapiranga até a rua Frederico Grotte. Este trecho foi concluído no fim de 2013 e minimizou o impacto de chuvas na região. No início de 2014 a SMSO praticamente concluiu o segundo trecho entre as ruas Frederico Grotte e Guilherme Valente, numa extensão de 480 metros. A antiga canalização tinha aproximadamente 4 metros de largura, passando para 16,5 metros, aumentando a vazão nestes trechos. Assim mais de um quilômetro de canal estão prontos.

Já o viaduto 3, que ligará o centro ao bairro está com 45% da obra concluída, com previsão de entrega antes de dezembro de 2014. Outros trechos de canalização estão em andamento avançando até a rua José Barros Magaldi.

Hoje, a obra conta com mais de 700 funcionários entre diretos e indiretos.

Conheça toda obra

Esse conjunto de obras engloba a canalização; vias de fundo de vale; e interligação viária por intermédio de três viadutos. A estrada do M'Boi Mirim é o principal eixo viário de acesso à região de Santo Amaro pelos moradores do Jardim São Luís, do Jardim Ângela e de parte de municípios como Embu-Guaçu e Itapecerica da Serra.

O trânsito na estrada do M'Boi Mirim é diretamente afetado pelas cheias dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, que reduzem a velocidade do tráfego e produzem congestionamentos. Além disto, existem famílias que vivem em situação de risco dentro da área do projeto que serão reassentadas ou terão suas moradias readequadas, dependendo do caso específico de cada unidade familiar. As vias previstas no projeto irão desafogar o tráfego da estrada do M'Boi Mirim e melhorar a mobilidade da região.

Córrego Ponte Baixa

A canalização do córrego Ponte Baixa, desde o canal do Guarapiranga até a estrada M' Boi Mirim, totalizará cerca de 3 quilômetros, atendendo os bairros de Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro, e Jardim São Luis. O córrego Ponte Baixa está sendo ampliado de 4 metros de largura, para 16,5 metros de largura, com trechos em canal aberto e outros em galerias retangulares fechadas, que tem 3,5 metros de altura. Isto significa um aumento de vazão de quatro vezes à capacidade.

Sistema Viário e viadutos de interligação

Estão previstas obras viárias contemplando a execução de vias ao lado do canal, com ciclovias e áreas verdes, entre a av. Guido Caloi e r. Daniel Klein, em um trecho de aproximadamente 3 km; três viadutos de interligação, sendo dois na ligação com a av. Guido Caloi (o Viaduto 2 concluído e liberado ao trânsito e o Viaduto 3 com 45% da obra) e um no início do trecho na ligação com av. M'boi Mirim.

Córrego Jardim Letícia

O córrego Jardim Letícia, afluente da margem esquerda do córrego Ponte Baixa, será canalizado em uma extensão de 900 metros. Ao longo da canalização está prevista a implantação de um parque linear para conservação das margens e recuperação da área de preservação permanente do córrego e a criação de uma área verde.

População aguarda a chegada do Prefeito para a inauguração do viaduto

 

Prefeito vistoria projetos para a região do Córrego Ponte Baixa

 

Prefeito, vereadores, lideranças comunitárias e a população caminham no novo viaduto

 

Vista geral do novo viaduto

Fotos: SPOBRAS

 

Assessoria de Imprensa - SMSO