Começam as obras da segunda ponte sobre o rio Embu Mirim

Depois da entrega da primeira ponte em abril, SPObras acelera o ritmo das obras pra entregar a nova ponte em 100 dias, como prometido à população local

SPObras já deu início à construção da nova ponte sobre o rio Embu Mirim, na região de M´Boi Mirim. Essa nova ponte deverá ser entregue à população em 100 dias. São obras que fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, um investimento do Governo Federal em São Paulo que vem priorizando obras de mobilidade e de drenagem, dois grandes problemas enfrentados pelos moradores da capital paulista.

Muito esperadas pela população local, as pontes farão da antiga Estrada M’Boi Mirim uma nova via, mais larga, segura, em condições de dar aos motoristas que circulam pela zona sul, que concentra vários dos bairros mais populosos da Capital, o conforto de ir e vir sem o desgaste com trânsito pesado.

Por isso, um mês depois da inauguração da primeira fase das obras da ponte sobre o rio Embu Mirim, com sentido centro-bairro, a SPObras trabalha a todo vapor para construir a ponte no sentido oposto.

Há muito tempo solicitada pela população, a obra que mudará a paisagem da Estrada M’Boi Mirim, principal corredor de acesso à região de Santo Amaro, Jardim São Luis, Jardim Ângela e adjacências, será um marco na valorização do bairro.

O novo trecho da nova ponte está sendo construído sobre a ponte antiga, relata o engenheiro Omar Ayub, da SPObras. “Desta forma conseguimos adiantar uma etapa, já que ela serve de escoramento para a nova ponte” Assim que a obra for concluída, a demolição da antiga será feita por baixo da nova estrutura, explica Ayub.

Na última semana, a equipe iniciou a perfuração e execução das estacas de raiz para a construção do bloco de fundação do pontilhão, onde serão instaladas as vigas que já estão disponíveis para utilização no local da obra. A equipe também está finalizando o extravasor próximo ao pontilhão. “Com um metro de diâmetro, o extravasor terá a função de escoar o excesso de água pluvial e descarregar no rio”, explicou o engenheiro. Ao observar as fotos, as pedras que aparecem na estrutura foram instaladas para diminuir a velocidade com que a água passa, evitando assim a retirada de terra, que prejudicaria a estrutura ao “empurrá-la”.

A Estrada M'Boi Mirim é hoje uma das principais vias de deslocamento do eixo Sul – Centro. Cerca de 300 mil pessoas, tanto em coletivos quanto em carros, transitam diariamente pela via. O acesso bairro-centro e vice versa era feito por apenas uma faixa de direção em cada sentido. Ao término da nova obra serão três faixas no sentido centro-bairro e duas no sentido bairro-centro, aumentando a fluidez no trânsito.

Arquivo SPObras
 

Arquivo SPObras
 

Arquivo SPObras
 

Arquivo SPObras
 

Arquivo SPObras
 

Assessoria de Comunicação

SPOBRAS - 03/06/2014