SPObras dá início à construção da ponte Laguna sobre o Rio Pinheiros

Com as pontes prontas a Marginal Pinheiros terá condições de mobilidade privilegiada, com infraestrutura urbana e de viário que favorecem ao desenvolvimento da zona sul

SPObras deu início à construção da Ponte Laguna, contida no leque de ações que fazem parte do projeto de prolongamento da Av. Chucri Zaidan, na zona sul da cidade. As máquinas já estão em campo para as obras de fundação da futura ponte que interligará as margens do Rio Pinheiros.

Com a Ponte Laguna, a Prefeitura de São Paulo começa uma séria de obras viárias para melhorar o trânsito nas imediações da ponte João Dias, uma área com baixo índice de fluidez, especialmente desconfortável nos horários de rush, quando a população não tem outras opções para cruzar o rio. A Ponte Laguna será uma alternativa confortável, irá desafogar o trânsito para os que vêm da Avenida Santo Amaro com destino à Marginal, evitando uma volta desnecessária e dispendiosa por pontes mais distantes.

As obras de melhorias viárias naquela área, no âmbito da Operação Urbana Água Espraiada preveem o prolongamento da avenida Chucri Zaidan, a construção de duas novas pontes sobre a Marginal Pinheiros (Laguna e Itapaiúna), e a construção de um túnel (passagem inferior) na altura da rua Américo Brasiliense com a rua José Guerra, na Chácara Santo Antônio.

O túnel, projetado para quase um quilômetro de extensão, terá dois sentidos e duas pistas de cada lado. Já o trecho de alargamento da Av. Chucri Zaidan, prevê uma via bastante confortável em termos urbanos, com duas pistas, com quatro faixas de rolamento de cada lado.

Para os motoristas que trafegam na Marginal Pinheiros com sentido à Rodovia Castelo Branco, uma nova ponte que será construída ali facilitará o acesso no sentido Morumbi.

Para o início das obras de prolongamento da Av. Chucri Zaidan SPObras terá que desapropriar alguns imóveis. As ações deverão ocorrer principalmente nos trechos da Av. Engenheiro Mesquita Sampaio, Rua da Paz, Rua José Guerra e imediações da Rua Cyro Freitas, além da Rua Luiz Seraphico.

Para contemplar outras formas de mobilidade urbana, as obras preveem também a construção de uma ciclovia que dará acesso para a Marginal Pinheiros. A previsão é que as intervenções tenham duração de 18 meses. O investimento para o prolongamento da Av. Chucri Zaidan e construção das duas pontes é de R$ 324.558.364,34.

 

Matérias Relacionadas:

Laguna e Itapaiúna: duas novas pontes que mudarão o perfil da Zona Sul

Apresentação sobre o Prolongamento da AV. Dr. Chucri Zaidan e construção de duas pontes sobre o rio Pinheiros

Vídeo - Entenda a Operação Urbana Água Espraiada

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 27/05/2014