Prefeito entrega a primeira ponte sobre o rio Embu Mirim

A inauguração marca o início da duplicação da Estrada do M’Boi Mirim, obra há muito aguardada por toda população da Zona Sul; melhorias no trânsito refletem na qualidade de vida

O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta terça-feira (29), no bairro Jardim Capela, a primeira das duas pontes que serão construídas sobre o rio Embu Mirim. A entrega da nova ponte, que fará travessia no sentido centro-bairro, é motivo de comemoração para população, um marco para solucionar os problemas causados pela saturação do trânsito na região.

O Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, ressaltou a importância das obras de alargamento da Estrada do M’Boi Mirim para o desafogo do excessivo trânsito da região. “A construção da ponte irmã, sentido bairro-centro, terá início em breve com conclusão prevista para setembro deste ano. Além de ganhar faixas adicionais para o tráfego, a via também contará com uma ciclovia e um corredor de ônibus, com 8 km de extensão. A vida do pessoal que mora e trabalha aqui vai melhorar muito, tenho certeza. E esse é um compromisso meu ”, afirmou Garibe.

Por ser o local da obra, o Jardim Capela, conhecido pelos intermináveis engarrafamentos, é o primeiro diretamente beneficiado. Porém, o alcance desse equipamento viário é muito maior. Segundo dados do SIAB/SMS, de maio de 2008, a região do M’Boi Mirim concentra mais de 500 mil habitantes. A região Sul integral possui mais de dois milhões de habitantes e está entre as áreas com maior crescimento demográfico da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP. Esses números apontam para a importância da obra. Atualmente, cerca de 400 mil pessoas vivem nas cercanias do rio Embu Mirim. A Estrada do M’Boi Mirim e a Estrada da Baronesa são praticamente responsáveis pelo fluxo de ida e vinda de toda população.

Por sua vez, a Estrada da Baronesa também já recebeu melhorias. Passou por reforma, recebeu recapeamento, obras de drenagem, asfalto, guias, sarjetas, obras de contenção lateral ao longo de 1.300 metros do leito carroçável e 1.300 metros de reformas dos passeios. Tudo isto significa uma transformação de toda aquela área, que passa por um processo de embelezamento, oferece mais conforto aos moradores e ganha valorização. Constam ainda das melhorias futuras dois trevos de ligação das Estradas da Baronesa e Cachoeirinha (outra via importante) com a Estrada do M’Boi Mirim. Isso dará maior fluidez ao trânsito em ambos os lados do rio.

Implantado o novo complexo viário, serão três faixas no sentido centro-bairro, mais duas faixas com sentido bairro-centro, acabando de vez com o desgaste que marcava a travessia precária de antes. Obviamente, haverá pista exclusiva para os ônibus. Outra medida importante para a nova ponte: o gabarito de construção foi planejado de modo a reduzir drasticamente riscos de enchentes.

A carência de investimentos em mobilidade na região, inclusive, foi objeto de parte do discurso de Fernando Haddad. O chefe do Executivo frisou que uma das principais reivindicações dos moradores era o transporte, área em que a Prefeitura de São Paulo tem concentrado esforços e investimentos, trabalho que tem resultado na adoção dos corredores de ônibus como medida eficiente para reduzir as perdas diárias com o trânsito ruim. Neste caso das pontes sobre o rio Embu Mirim e demais melhorias viárias, o investimento do governo municipal é de R$ 31 milhões. "A pessoa até esquecia a necessidade da creche, esquecia de hospital, a obsessão da região era com a questão da mobilidade, do trânsito, porque, sem isso, as pessoas não conseguiam viver mais", disse o prefeito.

Esta situação caótica está com os dias contatos. As obras já em andamento na região permitirão o escoamento do trânsito, proporcionando uma vida melhor para os moradores da Zona Sul.
 

 

Crédito: César Ogata/SECOM

Crédito: César Ogata/SECOM

Nova ponte sobre o rio Embu Mirim, na Estrada do M'Boi Mirim. Crédito: César Ogata/SECOM

 

Assessoria de Comunicação 

SPObras - 30/04/2014

 

Matérias Relacionadas:

Prefeitura entrega primeira fase de obras da ponte sobre o rio Embu Mirim

Nova ponte na Estrada do M'Boi Mirim será concretada

Acompanhe a montagem da nova ponte na Estrada do M'Boi Mirim

Começa a montagem da nova ponte na Estrada do M'Boi Mirim

SPObras inicia a construção da rotatória na Estrada M'Boi Mirim com Estrada da Cachoeirinha

Fundações das novas pontes na Av. M' Boi Mirim já estão prontas

SPObras inicia obras da ponte para ampliação da M' Boi Mirim