Prefeitura entrega primeira fase de obras da ponte sobre o rio Embu Mirim

Prefeito Fernando Haddad entrega a primeira ponte que irá beneficiar 330 mil pessoas da região

 Nesta terça-feira, 29/4, o Prefeito Fernando Haddad entrega a primeira fase de uma série de obras viárias e de melhorias no bairro Jardim Capela, Zona Sul da capital paulista.

Trata-se de uma das pontes sobre o Rio Embu Mirim com sentido de direção centro-bairro, com passarela para pedestres.

A obra total, realizada por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e SPObras, consiste em duas pontes, sendo uma no sentido bairro-centro e outra no sentido centro-bairro, viário e melhoramentos na Estrada da Baronesa.

O bairro Jardim Capela é famoso por ter um dos piores tráfegos de veículos e pessoas da região. Com as principais avenidas engarrafadas e com a ponte existente em condições precárias, o trânsito no bairro simplesmente não anda.

Atualmente, a ligação centro-bairro e bairro-centro é feita pela travessia da ponte existente, que tem apenas uma faixa de direção em cada sentido.

Com mão única nos dois sentidos e sem viário de ligação de ambos os lados, o local vive congestionado, o que prejudica sobremaneira a vida dos moradores da região, que também vivenciam enchentes constantes durante alguns períodos do ano devido ao gabarito da ponte estar muito abaixo das normas atuais.

Há de se considerar ainda o movimento diário de automóveis que chegam das Estradas da Baronesa e Cachoeirinha, o que prejudica mais ainda o trânsito na região.

Com o novo complexo viário implantado, serão três faixas no sentido centro-bairro e duas faixas no sentido bairro-centro, eliminando por completo o tráfego caótico atual.

O gabarito de ambas as pontes segue as normas hidráulicas, o que irá acabar com o risco de enchentes.

Serão ainda implantados os dois trevos de ligação das Estradas da Baronesa e Cachoeirinha com a Estrada do M´Boi Mirim, o que facilitará o fluxo do trânsito em ambos os lados do Rio Embu Mirim.

As obras de melhoramento na Estrada da Baronesa, que já foram entregues há três meses e contou com reforma, recapeamento, drenagem, colocação de asfalto, de guias e sarjetas, contenção lateral em 1.300 metros de leito carroçável e 1.300 metros de reforma dos passeios, mudou a vida das pessoas da região.
O valor total das intervenções viárias é de R$ 31 milhões.

                         Ponte existente                                        Ponte nova

                         (bairro/centro)                                       (centro/bairro)

 

Assessoria de Comunicação

SPOBRAS - 29/04/2014