Terminal Itaquera recebe viga metálica e novo piso

As obras para ampliação do Terminal não param; o prédio administrativo já está com segunda laje pronta

As obras de ampliação do Terminal Urbano Itaquera seguem aceleradas. A meta estabelecida por SPObras é entregar no final de maio as duas novas plataformas do Terminal, parte da remodelação viária do entorno, o novo acesso a uma das vias internas do local junto à Plataforma 1 e um novo prédio administrativo, com 480 m², para acomodar os funcionários que trabalham no terminal.

A estrutura metálica da área de cobertura, bem como o piso de granito da plataforma de número 3 já foram instalados. A região abriga uma das principais arenas da Copa do Mundo de 2014, o novíssimo Estádio Itaquerão, que será palco da abertura da Copa e está localizado bem próximo à Estação de Ônibus Itaquera. Em outras palavras, o novo Terminal Urbano Itaquera tem importante papel a cumprir no período da Copa, recebendo um grande número de pessoas, entre elas turistas que vêm de muitos países.

Para que os prazos sejam cumpridos, SPObras tem cerca de 200 operários trabalhando em dois turnos. O projeto do terminal é moderno e está equipado para dar conforto aos usuários. Pelo local circulam diariamente 150 mil pessoas. Com os jogos da Copa esse número deverá aumentar consideravelmente.

A obra
 

O Terminal Viário Urbano Itaquera dará apoio aos Corredores Leste Radial 1, 2 e 3, Corredor Itaquera e futuro Corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Atenderá a demanda do Polo Institucional Itaquera e às transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô , Linha 3 Vermelha (Corinthians - Itaquera) e CPTM - linha 12 Coral. Atualmente, todo o sistema viário no local encontra-se saturado para receber novas linhas de ônibus, por isso a necessidade de sua ampliação.

Para facilitar o acesso ao local e a locomoção dos ônibus, a SPObras está remodelando parte do sistema viário no entorno do terminal, através da duplicação da via lateral que fica ao lado do Shopping Itaquera. As obras da Prefeitura do Município de São Paulo estão sendo executadas sob a responsabilidade do Consórcio Mobilidade Urbana, constituído pelas empresas Camargo Correa/ Constran, sob a fiscalização e gerenciamento da SPObras, com recursos do PAC-MOBILIDADE URBANA. A previsão de entrega total das obras é outubro de 2016. As intervenções foram iniciadas em dezembro de 2013.

Assessoria de Comunicação

SPObras - 14/04/14