SPObras entrega primeira etapa de obras na Estrada da Baronesa

Estão sendo finalizadas calçadas, obras de drenagem de águas pluviais, além de última camada do pavimento

A SPObras entregará nos próximos dias as obras de drenagem, guias, sarjetas, calçadas e pavimentação asfáltica na Estrada da Baronesa, no extremo da Zona Sul da cidade. Nesta etapa, faltam apenas alguns trechos da via para que as obras sejam concluídas. No momento estão sendo finalizadas calçadas, obras de drenagem de águas pluviais, além de última camada do pavimento em determinados trechos. Parte do local em que não há presença de vegetação recebeu também obras de proteção de talude, com concreto projetado, a fim de evitar deslizamentos de terra. Ao todo, cerca de 1.300 metros da via receberam intervenções no percurso que vai da Rua Jorge Treiger até a Estrada M' Boi Mirim.

"Trata-se de uma importante ligação para a Estrada M'Boi Mirim, que sempre esteve em péssimas condições", afirma o engenheiro Omar Ayub, da SPObras, responsável pelas obras de Mobilidade Urbana que estão sendo implementadas na região.

Além da UBS do Parque do Lago, que atende a comunidade no número 1.000 da Estrada da Baronesa, a via conta também com a Escola Estadual Professor Orlando Mendes de Moraes. Como o acesso à escola encontrava-se degradado, a SPObras executou obras de melhorias para acesso ao local.

Para o professor Nilton Moretti Filho, que mora na região há 36 anos, as melhorias na Estrada da Baronesa eram aguardadas há mais de 15 anos. "Estamos muito felizes porque aqui era horrível, cheio de buracos, poeira, o acesso era ruim demais. Agora nem dá para acreditar que estamos no mesmo lugar, a obra ficou excelente" afirmou, entusiasmado. A mesma opinião é compartilhada pelo comerciante João Vieira da Silva, que há 30 anos mora na região. Ele conta que o acesso era tão ruim que favorecia a ação de marginais que usavam a área para abandono de carros roubados. "Antes das obras aqui era muito perigoso", afirma o comerciante.

As obras na Estrada da Baronesa fazem parte das intervenções de Mobilidade Urbana que estão previstas para São Paulo. Nesta área, uma das obras importantes será o Corredor M'Boi Mirim. A Estrada do M' Boi Mirim tem aproximadamente 9,2 km de extensão. A via liga bairros da Zona Sul de São Paulo, como Jardim Ângela, Guarapiranga e Santo Amaro; cerca de 345 mil pessoas passam por esse corredor, nos dias úteis. Muito carregada, a Estrada do M’Boi Mirim sofre com lentidões crônicas, causa de grande desconforto para a população. A velocidade média atual no corredor é de 13 km/h. O Corredor M’Boi Mirim será implantado desde o cruzamento da Estrada do M´Boi Mirim com a Av. dos Funcionários Públicos até o Terminal Jd. Ângela. Será o sistema estrutural em toda a sua extensão, com embarque e desembarque pelo canteiro central, usando ônibus com grande capacidade de transporte.

Essa etapa das obras de Mobilidade Urbana prevê a duplicaçãoda ponte sobre o rio Embu-Mirim, que trará alívio e fluidez para o trânsito - onde a travessia será feita em quatro faixas -, a requalificação do pavimento da Estrada da Baronesa e a duplicação de um trecho de 600 metros da Estrada do M’Boi Mirim, entre a Rua Isadora de Oliveira e a Estrada da Baronesa. A conclusão dessas intervenções urbanas está prevista para o segundo trimestre de 2014.

Clique aqui, e confira as fotos das obras na Estrada da Baronesa.

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 04/12/2013