SPObras faz audiência pública para discutir o Licenciamento Ambiental dos projetos de mobilidade urbana da Zona Leste

A SPObras realizou, nesta quinta-feira (03), mais uma audiência pública, desta vez para tratar do Licenciamento Ambiental para a construção dos terminais de ônibus de Itaquera e dos corredores de ônibus da zona leste, o Leste Radial 1, Leste Radial 2, Leste Itaquera e Leste Aricanduva. São obras de grande importância para a cidade de São Paulo, previstas no Programa de Mobilidade Urbana da Prefeitura.

A Audiência Pública, uma exigência prevista em lei para os processos de licenciamento ambiental, teve como propósito apresentar, esclarecer e recolher sugestões da esfera pública e da sociedade civil, dando ampla oportunidade de debate e conhecimento dos projetos que foram encaminhados à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, para obter o devido Licenciamento Ambiental.

Estiveram presentes à reunião Ricardo Pereira - diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras, Sérgio Krichanã Rodrigues – diretor de Gestão Corporativa de SPobras, Ocleres Harkot – secretária executiva do CADES, o engenheiro Delson Lapa, assessor de SPObras, Fernando Kertzman, representando a Geotec Consultoria Ambiental e um expressivo número de munícipes que ocuparam a sede da Subprefeitura Aricanduva, demonstrando grande interesse pelo projetos.

As linhas gerais foram apresentadas por Delson Lapa e Fernando Kertzman, por meio de slides que tornavam mais fácil a compreensão pelo público leigo de que o novo sistema de corredores de ônibus vai estruturar de forma mais eficiente os serviços de transporte na região leste. “Olhando os mapas onde vemos os diversos sistemas de transportes na cidade, a gente vê que a zona leste é pouco servida, considerando sua densidade populacional. Com essas obras concluídas, as pessoas terão mais conforto e segurança”, comentou Ricardo Pereira.

No cômputo geral dos projetos apresentados, teremos o Novo Terminal Itaquera, com área de 40.000 m2 , a requalificação e modernização do Terminal Itaquera já existente: 7.000 m2, a implantação de 37 km de Novos Corredores Exclusivos (pavimento rígido), as Paradas com Tarifa Desembarcada (Corredor Radial Leste 1 e 2), a construção de um túnel exclusivo para ônibus e a construção de quatro novos viadutos que somam investimento de um bilhão de reais. Os recursos vêm do governo federal, as obras estão inseridas do PAC - Mobilidade. A audiência pública é uma das etapas do processo de licenciamento ambiental e com emissão da LAI - Licença Ambiental de Instalação, pela SVMA, a SPObras poderá dar início à construção dessas obras.

Clique aqui para acessar a apresentação de SPObras exibida na audiência e conheça mais o projeto dos corredores Leste Radial 1, Leste Radial 2, Leste Itaquera e Leste Aricanduva e do novo terminal Itaquera.

 

Público presente na audiência

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 07/10/2013