Relógios digitais de São Paulo adotam novo padrão de qualidade de ar da CETESB

Desde o começo de maio, os paulistanos têm à disposição informações sobre a hora, temperatura e qualidade do ar, expostas nos relógios digitais já instalados em várias regiões da cidade pela Concessionária A HORA DE SÃO PAULO. Agora, quem observar os relógios notará uma mudança na exibição dos dados sobre a qualidade do ar que respira, pois eles estão exibindo as novas nomenclaturas adotadas pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foram estabelecidos padrões para as emissões de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio, material particulado inalável (MP10), material particulado inalável fino (MP2,5) e chumbo.

Os relógios digitais de rua estão apresentando, assim, as seguintes informações sobre a qualidade do ar:

N1 = BOA
N2 = MOD (corresponde a moderada)
N3 = RUIM
N4 = M.R (corresponde a muito ruim)
N5 – PESS (corresponde a péssima)

Quando a qualidade do ar é classificada como Boa os valores-guia estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde estão sendo atendidos, ou seja, nesta classificação espera-se o mínimo de efeitos adversos à saúde.

Segundo a CETESB, a qualificação do ar está associada a efeitos à saúde, portanto independe do padrão de qualidade do ar em vigor, e será sempre realizada conforme a tabela a seguir:

.

 A Concessionária A HORA DE SÃO PAULO é formada pelas empresas JCDecaux, Nº 1 mundial em comunicação exterior, a qual já opera mobiliário urbano em mais de 1.800 cidades em 48 Países e sua parceira local Publicrono. A concessionária venceu a concorrência onerosa para exploração do Mobiliário Urbano – Relógios Digitais, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras, no segundo semestre do ano passado.

Serão instalados 1000 Relógios Digitais na cidade com a hora sincronizada via GPS, a temperatura do local onde cada um está instalado e a qualidade do ar oficial da CETESB. O equipamento também está preparado para fornecer informações de utilidade pública em tempo real, podendo ser um excelente canal de comunicação entre a população e a administração municipal.

Os relógios serão distribuídos na cidade toda: no centro, um máximo de 100 unidades, e nas demais regiões da cidade, zonas norte, sul, leste e oeste, um mínimo de 150 relógios, cada uma.

A JCDecaux desenvolveu o projeto dos Relógios Digitais com as tecnologias mais modernas que existem hoje; são mais de 40 mil peças em cada equipamento, considerando as condições específicas de São Paulo, o prazo que ele deve permanecer na rua, sua capacidade de atualização tecnológica, facilidade de limpeza e manutenção e sustentabilidade.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 22/08/2013