Prefeito visita canteiro de obras das galerias dos córregos Sumaré e Água Preta

As obras, que vão aumentar a vazão dos córregos até o rio Tietê, fazem parte da Operação Urbana Água Branca

O prefeito Fernando Haddad visitou o canteiro de obras da Operação Urbana Água Branca, na zona oeste de São Paulo no dia oito de agosto de 2013 , para conferir o início de obras de aumento da vazão dos córregos Sumaré e Água Preta, que há anos são responsáveis por alagamentos na região durante a estação da cheia.

O prefeito destacou a importância das obras de drenagem, uma vez que problema das enchentes é recorrente nos bairros Pompeia, Lapa, Perdizes e entorno.

“Seguramente, no verão de 2016 esta região já não sofrerá com enchentes, porque a avaliação que foi feita considera o pico de chuva dos últimos cem anos. As galerias estarão preparadas para a vazão máxima e, portanto, teremos resolvido o problema”, disse o prefeito na ocasião.

Com gerenciamento e fiscalização da SPObras, o projeto prevê a implantação de galerias de captação de águas pluviais complementares nas bacias dos córregos Água Preta e Sumaré. O reforço de galeria do córrego Sumaré terá aproximadamente 2.570 metros de extensão e o reforço de galeria do córrego Água Preta terá aproximadamente 3.250 metros de extensão. O prazo contratual para a finalização das obras é de até 33 meses a partir da Ordem de Serviço, que foi assinada em 25 de julho deste ano.

 

SPObras utiliza máquina inovadora para mapear o subsolo da região

A máquina, denominada Ground Penetrating Radar, identifica interferência no subsolo e tem capacidade de chegar até 8 metros de profundidade, como um ultrassom

Luiz Henrique S. Araujo, engenheiro da empresa Planal Tecnologia, responsável pela operação do equipamento, explica que essa máquina tem capacidade não só de identificar o subsolo, mas também de detectar problemas estruturais como vigas de concreto e fazer análise de estruturas de pavimentos flexíveis e rígidos. A máquina pode auxiliar também na detecção de anomalias existentes no subsolo, tais como “plumas de contaminação”, evitando a perfuração do mesmo.

 

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 08/08/2013