Terceira etapa das obras da Praça de Pinheiros já se encontra em execução

Após o término dos estudos de arqueologia, as obras da futura Praça de Pinheiros, em frente a Igreja de Monte Serrat, estão em ritmo acelerado. As cavas abertas para os estudos arqueológicos foram preenchidas e em breve o local receberá o piso de granito e pedra quartzito.

Para garantir a segurança dos moradores, comerciantes e também dos pedestres que circulam pelo local, foram instaldos tapumes reforçados em toda a extensão da praça nos locais onde a obra está sendo executada e um trecho, em frente a igreja Monte Serrat, já foi liberado.

Com a nova praça, um trecho da Rua Cardeal Arco Verde (entre a Av. Faria Lima e a rua Teodoro Sampaio) deixou de existir como via de tráfego e passou a ser parte integrante da área da nova Praça de Pinheiros. O espaço contará com paisagismo e mobiliário urbano. O projeto final está em análise e revisão da SPUrbanismo e da Secretaria do Verde. "Trata-se de uma área que se encontrava totalmente degradada e que hoje vem contribuir para a modernização e qualidade de vida da região do Largo do Batata", afirma o engenheiro Maurício Prado, da SPObras, responsável pelas obras do bairro.

Uma das mudanças significativas apresentadas pela nova configuração do bairro é a rua denominada Nova Fernão Dias.

Assim, o tráfego de veículos proveniente da Rua Cardeal Arcoverde alcança a Rua Baltazar Carrasco, cruza a Av. Faria Lima, segue pela Rua Chopin Tavares de Lima, vira à esquerda na Rua Fernão Dias, segue à esquerda novamente na Nova Fernão Dias, passa pela Rua Teodoro Sampaio e volta novamente na Rua Cardeal Arcoverde. Esse trajeto já vem sendo realizado pelos motoristas que trafegam no local.

Arqueologia: uma etapa importante

Para que fossem iniciadas as obras da Praça de Pinheiros foi necessário a conclusão dos serviços de investigação do subsolo do bairro.

Arqueólogos trabalharam no local durante um ano e resgataram cerca de 140 mil objetos que serão estudados para descobrir dados que contribuam com a preservação da história do Largo do Batata.

A área é mapeada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, como sítio arqueológico. Os serviços de arqueologia no local foram encerrados em junho desse ano.

As obras

Desde 2007, o Largo da Batata vem recebendo seu segundo conjunto de obras. Antigas ruas de paralelepípedo e cortiços deram espaço para um sistema viário mais moderno, com novo recapeamento, alargamento de ruas, enterramento de redes aéreas com moderno sistema de iluminação pública, novas calçadas e praças, além do Terminal de ônibus Victor Civita, ao lado da Estação Pinheiros do Metrô e da CPTM.

Estima-se que o terminal, que conta com sete plataformas de embarque e desembarque, reunirá 27 linhas de ônibus, capazes de atender aproximadamente 80 mil pessoas por dia.

As obras abrangeram mais de 40 vias do local. Diversos imóveis foram desapropriados e demolidos, deixando o bairro com um perfil totalmente remodelado.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 07/08/2013