Programa de Mobilidade Urbana implantará 94 km de corredores de ônibus

Sob responsabilidade da SMT/SPTrans, o Programa de Mobilidade Urbana - Etapa 1, tem sua execução gerenciada pela SPObras, que vem conduzindo os trabalhos com ritmo promissor.
Nesta Etapa 1, o Programa prevê a construção de 94 km de novos corredores de ônibus, a requalificação de 30 km de corredores já existentes e a construção de quatro terminais urbanos.

Corredores de ônibus:

Principal região contemplada pelo Programa de Mobilidade Urbana – Etapa 1, a Zona Leste receberá cinco novos corredores de ônibus, somando um total de 45,1 Km., sendo que deste universo restam ainda três em licitação, sendo eles:

1 - Corredor Leste-Aricanduva - ainda em fase licitatória – com 14 km (entre o Terminal Carrão, Av. Dezenove de Janeiro, Av. Itaquera, Av. Líder). O Corredor terá faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão, nos dois sentidos. Com o objetivo de aumentar a mobilidade dos coletivos os pontos de parada devem ser complementados com faixas adicionais para ultrapassagem, executadas em pavimento rígido. O projeto prevê ainda a implantação de 2 viadutos no cruzamento da Avenida Itaquera com Avenida Aricanduva, o que possibilitará tanto ao Corredor Itaquera quanto ao Corredor Aricanduva, maior fluidez neste trecho que hoje é um grande ponto de congestionamento.

2 - Corredor Leste – Radial 1, com 12 km de extensão, no trecho entre o Terminal Parque D. Pedro e Estação Vila Matilde do Metrô;

3 - Corredor Leste Radial 2, com 5 km de extensão, dá continuidade ao Leste 1 até a Estação do Metrô Artur Alvim;

4 - Corredor Leste - Itaquera - 14 km (Entre o Terminal Carrão, Av. Dezenove de Janeiro, Avenida Itaquera, Avenida Líder). O Corredor terá faixa exclusiva à esquerda com pavimento rígido em toda a sua extensão, nos dois sentidos. Com o objetivo de aumentar a mobilidade dos coletivos os pontos de parada devem ser complementados com faixas adicionais para ultrapassagem, executadas em pavimento rígido. O projeto prevê ainda a implantação de dois viadutos no cruzamento da Av. Itaquera com Av. Aricanduva, o que possibilitará tanto ao Corredor Itaquera quanto ao Corredor Aricanduva, maior fluidez neste trecho que hoje é um grande ponto de congestionamento;

5 - Corredor Capão Redondo/Campo Limpo/Vila Sônia, com 12,1 km (Estrada de Itapecerica, Av. Carlos Lacerda, Estrada do Campo Limpo, Av. Prof. Francisco Morato); integrará, neste trecho os terminais Capelinha, Capão Redondo (linha 5 – lilás do Metrô), e Campo Limpo e complementará o atual Corredor conhecido como Campo Limpo/ Rebouças/ Centro. A implantação do corredor de ônibus contará com uma faixa exclusiva nos dois sentidos, em pavimento rígido e com paradas junto ao canteiro central.

6 - Corredor M’ Boi Mirim (requalificação), com extensão de 8 km, este corredor desenvolve-se ao longo dos eixos viários da estrada do M’ Boi Mirim e Av. Guarapiranga, desde o terminal Jardim Ângela até a Estação de Transferência Vitor Manzini. Para que esse uso seja otimizado e para que o Corredor, que atualmente tem graves problemas de fluidez e segurança atenda a demanda com segurança e conforto aos usuários, devem ser realizadas as medidas apontadas e desenvolvidas no projeto, que incluem além da requalificação total de toda sua extensão, a reconfiguração total das paradas, supressão de paradas a direita realocando-as a esquerda, readequação do sistema de informação ao usuário e implantação de alça de retorno no Terminal Guido Caloi;

7 - Corredor M'Boi Mirim / Cachoeirinha - Corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas e pavimento rígido em toda a extensão. A Estrada do M’ Boi Mirim, neste trecho, receberá melhoramentos e alargamento, passando a operar em pista dupla com canteiro central e 2 faixas adicionais de tráfego geral por sentido. Haverá execução de obras de melhoramento e duplicação da estrada do M´Boi Mirim e da estrada da Cachoeirinha, com a implantação de faixas exclusivas em pavimento rígido, junto ao canteiro central com faixa adicional de ultrapassagem nas paradas;

8 - Binário Santo Amaro, com 8 km, consiste na execução de um conjunto de ações e intervenções que requalificará no entorno do Terminal Santo Amaro, implantando faixa de ultrapassagem nas paradas de maior demanda, com tratamento prioritário na sequência de vias que hoje estabelece a conexão deste corredor com os corredores José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz e Santo Amaro/ Nove de Julho, de um lado, e, de outro, Parelheiros/Rio Bonito/ Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro e Itapecerica/João Dias/Santo Amaro;

9 - Corredor Berrini - 3,3 km - Estabelecerá a ligação para ônibus paralela à Av. Marginal do Rio Pinheiros, sendo uma continuidade do corredor Diadema-Brooklin (lado sul) e Faria Lima (lado norte), propiciando o atendimento da população da região do Jd. Miriam, além da integração da Linha 9 Esmeralda da CPTM e futura Linha 17 Ouro do Metrô, garantindo o deslocamento para o polo empresarial e financeiro da Av. Eng° L. C. Berrini. Conectará também a Av. João Dias, Terminais da Zona Zul e Terminal Santo Amaro (através da nova Av. Chucri Zaidan), atuando como uma importante opção a população da Zona Sul com destino à região oeste da cidade;

10 - Corredor Inajar de Souza / Marquês de São Vicente / Rio Branco – com 14,6 km no traçado Av. Inajar de Souza/Av. Marquês de São Vicente/Av. Rudge/Av. Rio Branco. Tem a função de estabelecer uma ligação rápida por transporte coletivo entre a região noroeste e o centro da cidade. Toda a extensão do corredor terá faixa exclusiva à esquerda que será constituída em pavimento rígido e nas paradas serão implantados rebaixamento de calçada na travessias de pedestres; e as plataformas das paradas terão altura de 28 cm – atualmente tem 90 cm – para a operação dos ônibus atuais de piso baixo;

11 - Corredor Guarapiranga / Guavirutuba - Corredor exclusivo de ônibus com faixa à direita e baia de parada nos pontos com pavimento rígido. A obra exige alargamento da pista de rolamento atual de 9 m para 14 m, proporcionando também aumento da capacidade viária. Haverá execução de obras de melhoramento e alargamento da Avenida Guarapiranga e Estrada Guavirutuba, tornando-se uma avenida de pista dupla com duas faixas de tráfego por sentido, separadas por canteiro central, com faixa compartilhada de ônibus e veículos à direita e implantação, em pavimento rígido, de baias nas paradas de ônibus;

12 - Corredor Agamenon / Baronesa - Corredor exclusivo de ônibus com faixa à direita e baia de parada nos pontos com pavimento rígido. A obra exige alargamento da pista de rolamento atual de 9 m para 14 m, proporcionando também aumento da capacidade viária. haverá execução de obras de melhoramento e alargamento da Estrada da Baronesa e Rua Agamenon Pereira da Silva para concepção física futura de vias de uma pista com duas faixas de tráfego por sentido, com a implantação em pavimento rígido de baias nas paradas de ônibus;

13 -  Corredor Carlos Caldeira Filho - Corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas e pavimento rígido em toda a extensão. O projeto prevê uma nova avenida com extensão aproximada de 3,5 km de fundo de vale pelo traçado do Ribeirão dos Brancos, cuja canalização de aproximadamente 2,5 km compõe o pacote desta obra, em pista dupla com 2 faixas adicionais de tráfego geral por sentido separadas pelo futuro canal;

14 - Corredor Belmira Marin - Corredor exclusivo de ônibus com faixa à esquerda, faixa de ultrapassagem nas paradas e pavimento rígido em toda a extensão. A Avenida Belmira Marin receberá melhoramentos e alargamento, passando a operar em pista dupla com 2 faixas adicionais de tráfego geral por sentido e separadas por canteiro central. A ligação com a Avenida Senador Teotônio Vilela deverá ser em elevado com duas faixas de tráfego e extensão aproximada de 400 metros;

15  - Viário de Acesso ao novo Terminal Jardim Ângela; um complexo de viadutos e tratamento viário que dará acesso exclusivo ao novo terminal Jardim Angela, possibilitando que a operação do terminal não interfira no fluxo da Av. M’Boi Mirim;

16 - Viário do Terminal Itaquera - 8 km de extensão (Avenida Líder, Avenida Itaquera até a confluência da Radial Leste com a Av. Jacu Pêssego).

Os novos terminais serão:

1- Terminal Jardim Ângela (na Estrada do M’Boi Mirim),

2- Terminal Itaquera (próximo à Estação Corinthians-Itaquera do Metrô).

3- Terminal Perus (sob os viadutos Mora e Ulisses Guimarães), ainda em fase licitatória

4- Terminal Parelheiros (na Avenida Samadu Inoue) ainda em fase licitatória

Terminal Itaquera será o terminal de apoio aos Corredores Leste Radial 1, 2 e 3, Corredor Itaquera e futuro Corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Atenderá a demanda ao Polo institucional Itaquera e às transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô - Linha 3 Vermelha (Corinthians - Itaquera) e CPTM - linha 11 Coral. Com uma área construída de 46.000 m2.

Terminal Jardim Ângela; é de fundamental importância para a organização do sistema de transporte na região sul. Terminal com características multimodal, integrará as linhas locais, linhas metropolitanas e linhas estruturais que, hoje, circulam na região. Atenderá o Corredor M’Boi Mirim e os futuros Corredores Carlos Caldeira, Agamenon-Baronesa e Guarapiranga-Guavirutuba, além de se integrar à futura Estação Jardim Ângela da extensão da Linha 5 – Lilás do Metrô. Com uma área construída de 61.000 m2 atenderá os passageiros que utilizam o sistema de ônibus.

 


Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 02/08/2013