Audiência pública tem participação expressiva dos moradores do Jabaquara

 Com participação maciça dos moradores do bairro, aconteceu no Centro Cultural Jabaquara, na noite de quinta-feira (18) a audiência pública promovida pela prefeitura de São Paulo, representada pela SPObras, para tratar da reconstrução da Praça Serafina Vicentini.

Após o anúncio da suspensão da construção do túnel que ligaria a Av. Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes (obra viária incluída no leque de propostas da Operação Urbana Águas Espraiadas) os moradores do Jabaquara, em reunião ocorrida no dia 10 de julho, constituíram uma comissão para discutir a melhor forma de conduzir, com o poder público, o processo para reconstrução da Praça Serafina, área verde e de lazer cultivada e bastante usada pelos moradores.
No cômputo geral das obras da Operação Urbana Água Espraiada, o desfazimento da praça seria provisório, incontornável e necessário para dar início às obras do túnel. Feito o túnel, o projeto incorporava à nova paisagem a reconstrução da mesma praça, incluindo aí um novo paisagismo e o plantio de novas espécies nativas, além das árvores originárias da própria praça e mantidas em viveiro.

A audiência pública tratou dos cinco itens elencados pela comissão: 1) a reconstrução imediata da praça; 2) o acesso dos moradores ao processo, junto à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, quanto à identificação, localização, corte e remoção das árvores; 3) a participação efetiva na elaboração do projeto da nova praça; 4) a fiscalização, por parte da comunidade, de todo o processo de reconstrução da praça e 5) a garantia da segurança no entorno da obra durante todo o processo.
Com mesa formada por: Ricardo Pereira - diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras; Dirceu de Oliveira Mendes, subprefeito de Jabaquara; Wander da Silva, chefe de Gabinete da Subprefeitura; William Ali Chaim, representante dos moradores e Arnaldo Faria de Sá, deputado federal, a audiência ensejou a participação geral, em que se intercalavam as falas dos moradores e explicações técnicas por parte do poder público.
Delimitando as reivindicações relativas aos objetivos do encontro, Ricardo Pereira esclareceu que a Prefeitura de São Paulo está priorizando suas ações e investimento em transporte público, especialmente nos 200 quilômetros de corredores de ônibus prometidos pelo Prefeito Fernando Haddad, e foram suspensas apenas as obras do túnel, mas a construção das oito mil unidades habitacionais, o parque linear, a expansão da Avenida Chucri Zaidan e as pontes sobre o rio Pinheiros continuam.

Com início às 19h, a audiência durou mais de duas horas, com falas de muitos moradores, onde podia-se listar reclamações na área da segurança, iluminação pública, habitação, lixo e serviços de zeladoria em geral. O subprefeito Dirceu Oliveira realçou o papel da subprefeitura como mediadora entre a comunidade e o governo municipal, e adiantou: “Estamos vendo com a Ilume uma forma de melhorar a iluminação pública do bairro, além da praça”.

Como mediador na mesa, William Chaim teve participação oportuna, contribuindo para que os objetivos do evento não fossem dispersados. Ao final, os moradores elegeram cinco representantes para uma nova comissão, que de agora em diante vai tratar da interlocução com o poder público. Ricardo Pereira assegurou a reconstrução imediata da Praça Serafina, marcou reunião com os moradores para agendar uma visita ao viveiro onde estão sendo mantidas as árvores que foram preservadas e, concluindo, atendeu ao pedido dos moradores por prazos: “Vamos pensar o período da Primavera, a partir de setembro, como um período simbólico para a entrega da praça”.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 02/08/2013