Obras do Largo da Batata e região

Região apresenta nova remodelação com obras que valorizam seu entorno


Circular pelas ruas do Largo da Batata não tem sido tarefa das mais fáceis nem para os moradores, nem para os motoristas. Mas com certeza todo o esforço tem valido muito a pena. As obras da Operação Urbana Faria Lima, que estão sendo executadas na região, remodelou todo o bairro, considerado um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo.

Antigas ruas de paralelepípedo e cortiços deram espaço para um sistema viário mais moderno, com novo recapeamento, alargamento de ruas, enterramento de redes aéreas com moderno sistema de iluminação pública, novas calçadas e praças, além do tão aguardado terminal de ônibus que integrará a estação Pinheiros do metrô e da CPTM.

A região já começa a receber novos empreendimentos imobiliários, tanto comerciais como residenciais.

Os valores dos imóveis, bem como das locações, subiram em até 30%. O comércio local também ganha nova força. Muitos comerciantes estão reformando seus estabelecimentos para atrair mais público.

A obra toda foi dividida em etapas. Iniciada em 2007, abrangeu mais de 40 vias do local. Diversos imóveis foram desapropriados e demolidos. Agora, a região passa pela segunda etapa da obra, que está prevista para ser concluída em meados desse ano, com a entrega do terminal.

As ruas Sumidouro, Eugênio de Medeiros, Gilberto Sabino, Capri, Teodoro Sampaio, Paes Leme e Fernão Dias foram totalmente remodeladas. Uma parte das ruas Cardeal Arcoverde e Fernão Dias foi eliminada para facilitar o acesso à Av. Faria Lima. No momento, SPObras executa a pavimentação das ruas Paes Leme, Amaro Cavalheiro e Cunha Gago.


Novo perfil:

A região próxima às ruas Martim Carrasco, Fernão Dias e Teodoro Sampaio ficou conhecida como Largo do Batata nos anos 1920.

Naquela época, agricultores passaram a vender no local seus produtos nas ruas. Logo passou a funcionar o Mercado de Pinheiros.

As batatas eram comercializadas por imigrantes japoneses, que ali fundaram a Cooperativa Agrícola de Cotia.

No entorno, apenas pequenos sobrados e comércios. Até 1970 o largo foi ponto de distribuição de frutas e verduras. Em 1994 a cooperativa foi fechada e nessa mesma época chegaram camelôs e lojas populares.


Há cerca de dois anos os camelôs foram totalmente retirados do local. Em 2007, foi dado início à primeira etapa da requalificação urbana do Largo do Batata. Em 2011 teve início a segunda etapa, que ainda está em andamento, que inclui reforma do sistema viário, enterramento das redes aéreas, construção do terminal de ônibus e de esplanadas.
 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 02/04/2013