Circular pelas ruas do Largo da Batata não tem sido tarefa das mais fáceis nem para os moradores, nem para os motoristas. Mas com certeza todo o esforço tem valido muito a pena. As obras da Operação Urbana Faria Lima, que estão sendo executadas na região, remodelou todo o bairro, considerado um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo.
Antigas ruas de paralelepípedo e cortiços deram espaço para um sistema viário mais moderno, com novo recapeamento, alargamento de ruas, enterramento de redes aéreas com moderno sistema de iluminação pública, novas calçadas e praças, além do tão aguardado terminal de ônibus que integrará a estação Pinheiros do metrô e da CPTM.
A região já começa a receber novos empreendimentos imobiliários, tanto comerciais como residenciais.
Os valores dos imóveis, bem como das locações, subiram em até 30%. O comércio local também ganha nova força. Muitos comerciantes estão reformando seus estabelecimentos para atrair mais público.
A obra toda foi dividida em etapas. Iniciada em 2007, abrangeu mais de 40 vias do local. Diversos imóveis foram desapropriados e demolidos. Agora, a região passa pela segunda etapa da obra, que está prevista para ser concluída em meados desse ano, com a entrega do terminal.
As ruas Sumidouro, Eugênio de Medeiros, Gilberto Sabino, Capri, Teodoro Sampaio, Paes Leme e Fernão Dias foram totalmente remodeladas. Uma parte das ruas Cardeal Arcoverde e Fernão Dias foi eliminada para facilitar o acesso à Av. Faria Lima. No momento, SPObras executa a pavimentação das ruas Paes Leme, Amaro Cavalheiro e Cunha Gago.
Novo perfil:
A região próxima às ruas Martim Carrasco, Fernão Dias e Teodoro Sampaio ficou conhecida como Largo do Batata nos anos 1920.
Naquela época, agricultores passaram a vender no local seus produtos nas ruas. Logo passou a funcionar o Mercado de Pinheiros.
As batatas eram comercializadas por imigrantes japoneses, que ali fundaram a Cooperativa Agrícola de Cotia.
No entorno, apenas pequenos sobrados e comércios. Até 1970 o largo foi ponto de distribuição de frutas e verduras. Em 1994 a cooperativa foi fechada e nessa mesma época chegaram camelôs e lojas populares.
Há cerca de dois anos os camelôs foram totalmente retirados do local. Em 2007, foi dado início à primeira etapa da requalificação urbana do Largo do Batata. Em 2011 teve início a segunda etapa, que ainda está em andamento, que inclui reforma do sistema viário, enterramento das redes aéreas, construção do terminal de ônibus e de esplanadas.
Assessoria de Comunicação
SPOBRAS - 02/04/2013