Passageiros do Terminal Urbano Itaquera elogiam obras de ampliação

As pessoas que trabalham no Terminal também elogiaram as obras, que deixaram o local mais cômodo e seguro

Mais comodidade, mais segurança e facilidade de acesso são alguns dos muitos elogios que os passageiros que utilizam o Terminal Urbano Itaquera retrataram à reportagem de SPObras na última segunda-feira, 16 de junho, dez dias após a entrega das obras de ampliação do equipamento.

O motorista Regis dos Santos, que trabalha na linha Estação Bonifácio/Itaquera, elogiou as obras de ampliação do Terminal. "Agora com essas novas plataformas, a gente consegue trabalhar melhor, prestar um serviço melhor para os usuários de transporte público. Antes a gente ficava aglomerado, era uma dificuldade enorme se deslocar aqui. Para os passageiros era pior. Agora a gente fica aqui no ponto tranquilo, aguardando os passageiros entrarem calmamente, sem transtornos, sem empurrões. Os ônibus estão melhor distribuídos, ficou excelente", afirmou ele.

A mesma opinião é compartilhada por Cássio Cardoso, fiscal da SPTrans, que opera a Linha São Mateus. "Melhorou 100%. Acabaram os tumultos entre os passageiros e os motoristas. Agora, as pessoas podem entrar nos ônibus com mais tranquilidade. Além disso, a gente só tinha uma vaga para as peruas que operam aqui. Agora temos duas. Ficou muito boa essa obra."

Adjailson da Silva, morador do Jardim Imperador, próximo ao Estádio Itaquera, que utiliza o Terminal todos os dias, também gostou da ampliação, o que deixou o local muito melhor. "A gente andava por aqui se esbarrando um no outro, trombando. Agora não. Ficou muito melhor circular por aqui", comemorou.
O motorista Rondon Antunes dos Santos, que também opera a Linha Estação Bonifácio/Itaquera, elogiou as obras. "O acesso ao Terminal ficou muito melhor, tanto para os ônibus quanto para os passageiros. Para mim, ficou ótimo!"

Para Helena do Carmo Santos, moradora do conjunto habitacional COHAB II, que pega ônibus diariamente no local para levar sua filha em um centro de formação cultural do bairro, afirmou que "a obra só merece elogios". Helena relata que tinha receio de andar pelo antigo Terminal, tamanha era a correria das pessoas para pegar os ônibus que, por sua vez, não paravam direito nos locais determinados por causa dou pouco espaço disponível. “Agora eles (os motoristas) param tranquilamente aqui nas vagas e nem parece que estamos num terminal de ônibus com tanta gente", comemora ela.

Com prazo recorde para atender o aumento do público previsto no local em virtude dos jogos da Copa do Mundo, a ampliação e requalificação do terminal foi realizada em seis meses, três a menos que o previsto inicialmente no cronograma.

Durante esse período, mais de trezentos operários se revezaram dia e noite para concluir a remodelação do sistema viário do entorno, o novo acesso a uma das vias internas junto à Plataforma 1 e um novo prédio administrativo com 480 metros quadrados para acomodar os funcionários que operarão o Terminal.

O espaço ganhou mais duas plataformas de parada de ônibus com cobertura metálica, e passou a contar também com dois novos acessos que facilitarão o deslocamento para quem vai ao Estádio Itaquera. Nas duas extremidades foram instalados novos elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, além de escadas de acesso ao Metrô.

Agora, a SPObras, responsável pelos serviços no local, estuda as novas etapas da obra. O bairro receberá outros corredores exclusivos para coletivos; será erguido um novo terminal urbano em frente ao existente; será construído um sistema viário no entorno que facilitará o tráfego de veículos que saem da Zona Leste e seguem para o centro da capital; com isso haverá a recuperação do Córrego Verde com a implantação de um parque linear e, ainda, o alargamento e a construção de vias e viadutos.

Melhoria do trânsito local

Para facilitar o acesso dos ônibus, a SPObras remodelou parte do sistema viário no entorno do Terminal com a duplicação da via lateral que fica ao lado do Shopping Itaquera. Uma parte do estacionamento do Poupatempo que funciona no local, e que não vinha sendo utilizada, foi remodelada e possibilitou o alargamento da via, melhorando dessa forma o tráfego dos ônibus que param ali para recolher passageiros.

A obra

O Terminal Urbano Itaquera dará apoio aos Corredores Leste Radial 1, 2 e 3, Corredor Itaquera e futuro Corredores Perimetral Leste Itaim/ São Mateus e Jacu-Pêssego. Atenderá também à demanda do Polo Institucional Itaquera e às transferências para as linhas de alta capacidade do Metrô: Linha 3 Vermelha e CPTM - linha 11 Coral.

O antigo Terminal de Ônibus Itaquera já estava saturado para receber novas linhas, por isso houve a necessidade de sua ampliação.
 

 

Novo Terminal Itaquera já em funcionamento

 

Novo prédio administrativo do Terminal recebe últimos acabamentos

 

Assessoria de Comunicação 
25/06/2014 - SPOBRAS