Novos abrigos de ônibus modernizam a paisagem urbana

“Brutalista”. Este é o nome de um dos novos modelos de abrigos de ônibus que começam a mudar a paisagem urbana da Capital. Compatível com o cenário das grandes vias e avenidas que formam a cidade de São Paulo, o novo modelo faz parte do conjunto de três tipos distintos de abrigos de ônibus criados pelo escritório do designer carioca Guto Índio da Costa, e que foram escolhidos por licitação para substituição gradativa dos abrigos antigos.

O primeiro abrigo nesse estilo foi instalado na Avenida dos Bandeirantes. Seguindo a lógica para a criação do modelo, serão instalados nas grandes avenidas e nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, Av. Interlagos, Av. Washington Luiz, Av. Rubem Berta, Av. 23 de Maio, Av. Santos Dumont, Radial Leste, Aricanduva, Anhaia Mello, Avenida do Estado e viários complementares.
A arquitetura do brutalista privilegia a sensação de segurança e conforto, sem abrir mão da transparência, da completa visão do entorno. Construído com concreto de alta resistência, possui cobertura de vidro e de resinas e polímeros, materiais resistentes e favoráveis às variações climáticas da cidade.

O abrigo é composto por uma estrutura escultural de concreto, forma arrojada e que transmite força, equilibrada com vidro temperado, com 10 mm de espessura, com tratamento para proteção contra raios UV, material resistente. Numa avenida de tráfego intenso como a dos Bandeirantes, o novo equipamento traz um pouco de leveza à paisagem.

A criação dos quatro tipos de abrigos obedeceu a uma lógica que uniu o funcional ao ineditismo estético. O estudo das características urbanas dos lugares foi um critério importante, uma vez que o tamanho do espaço, fluxo de usuários, números de ônibus que param e paisagem deram as coordenadas para a criação, que resultou em peça “clean”, que cumpre sua função embelezando o local, com fácil manutenção.

Os modelos adotados levaram em conta também os aspectos da acessibilidade para portadores de necessidades especiais, seguindo a legislação. O piso podotátil para o entorno, por exemplo, facilita o uso por deficientes físicos. Além do brutalista, os outros modelos, que também já estão sendo instalados, são o “caos estruturado” e “minimalista”. Alguns modelos terão ainda painéis informativos com tecnologia de celular e internet, como uma tela de computador que vai dispor de acesso por “touch screen”. Nos painéis, informações como nome, número e horário das linhas estarão disponíveis, bem como informações relativas aos serviços públicos e turísticos. Nos totens, informações sobre as linhas de ônibus, inclusive em linguagem braile.

A Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano, responsável pela instalação e manutenção dos abrigos deve concluir o ano de 2013 com 1.400 novos abrigos instalados. Até o final do processo, em 2015, o total deve chegar a 7.500 abrigos.

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 02/08/2013