São Paulo ganha seus primeiros relógios digitais de rua

Os novos relógios trarão informações exatas sobre hora, temperatura e qualidade do ar

Começou a instalação dos primeiros relógios digitais de rua nesta sexta-feira, dia 2 de maio. Além da hora exata, os novos modelos de relógios digitais também trarão informações sobre temperatura e qualidade do ar.

Até o próximo dia 9 de maio, cem relógios serão instalados por todas as regiões da cidade e até o fim do ano, serão mil equipamentos em funcionamento.

A troca dos antigos modelos dos relógios pelos novos está sendo feita pelo consórcio A HORA DE SÃO PAULO, formada pelas empresas JCDecaux e Publicrono.

O consórcio saiu vencedor da licitação realizada no segundo semestre de 2012 para exploração do Mobiliário Urbano – Relógios Digitais, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SPObras.
 

 


No começo de janeiro, a concessionária começou a preparação das bases para receber as novas estruturas dos relógios projetados pelos arquitetos Carlos Bratke e Ruy Ohtake, exclusivamente para a cidade de São Paulo.

São Paulo já é a cidade com o maior projeto de Relógios Eletrônicos Digitais do mundo. Os novos equipamentos terão a hora sincronizada via GPS, a temperatura do local onde está instalado e a qualidade do ar, informação esta disponibilizada pela CETESB.

Os relógios também irão fornecer informações de utilidade pública em tempo real, sempre que a administração municipal assim determinar, podendo ser um importante canal de comunicação para a população.

O projeto dos relógios foi desenvolvido com as tecnologias mais modernas que existem hoje. São mais de quarenta mil peças em cada equipamento feitas especialmente para este relógio, considerando as condições específicas de São Paulo, o prazo que ele deve permanecer na rua, sua capacidade de atualização tecnológica, facilidade de limpeza, manutenção e sustentabilidade.
 


Os relógios serão distribuídos da seguinte forma: no centro, 100 unidades no máximo, e nas demais regiões da cidade como zonas norte, sul, leste e oeste, um mínimo de 150 relógios em cada uma.

A manutenção dos relógios é responsabilidade da concessionária, sem ônus para a Prefeitura. Os serviços de instalação e a manutenção dos relógios digitais mereceram atenção especial da concessionária que foi buscar a experiência e a prática de antigos empregados da empresa Publicrono, responsável durante 12 anos pela operação e conservação dos relógios na cidade.

Marcelo de Almeida Bessa é um desses “experts”. Depois de 14 anos na Publicrono, Marcelo hoje se dedica à avaliação dos locais que receberão os novos relógios. “Vamos aproveitar cerca de 200 locais onde estavam colocados os velhos relógios para instalar os novos”, comenta Bessa, que conta com o auxílio de outros ex-funcionários da Publicrono nas áreas de manutenção, limpeza e eletrônica nesta nova empreitada.

Confira os primeiros endereços que receberam os novos relógios digitais:

Av. Nove de Julho / Rua Bandeira Paulista
Av. Nove de Julho / Rua Dr. Renato Paes de Barros
Av. Nove de Julho / Rua Emanuel Kant
Av. Nove de Julho / Rua Holanda
Av. Brasil / Av. Nove de Julho
Av. Brasil / Rua Argentina
Av. Brasil / Rua Canadá
Av. Brasil / Rua Guatemala Rua
Rua Funchal / Av. dos Bandeirantes
Av. Prof. Fonseca Rodrigues / Av. Padre Pereira de Andrade
Av. Prof. Fonseca Rodrigues / Parque Vila Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues / Praça Beethoven
Av. Prof. Fonseca Rodrigues / Praça Pero Vaz de Caminha
Av.Prof. Frederico Herman Junior / Av. Pedroso de Morais

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 03/05/2013