Contenção de enchentes: piscinão Lagoa Aliperti será entregue até outubro

Reservatório começou a ser construído em setembro de 2019 e a previsão é que ele entre em operação a partir do próximo mês de outubro

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está finalizando as obras para implementação do piscinão Lagoa Aliperti na Bacia do Córrego Ipiranga, na Zona Sul da capital. O prefeito Bruno Covas e o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, vistoriaram a obra, com investimento de R$ 22,2 milhões, na manhã desta sexta-feira (07/08).

Segundo o secretário Vitor Aly, a obra foi licitada na administração passada, mas não foi realizada por falta de recursos. ‘Aqui é uma região de passagem. Você tem avenidas importantes, como a Ricardo Jafet e a Bosque da Saúde. São eixos estruturantes da cidade que ficavam embaixo d’água, impossibilitando trânsito de veículos. Não é só a população que está sendo beneficiada, é a cidade de São Paulo como um todo”, explicou Aly.

Localizado entre a Rodovia dos Imigrantes e o Jardim Botânico, o reservatório começou a ser construído em setembro de 2019 e a previsão é que ele entre em operação a partir de outubro.

 

O piscinão terá capacidade para armazenar 110 mil m³ de água, o equivalente a 44 piscinas olímpicas.

Com 78% das obras concluídas, está em execução a limpeza e escavação da Lagoa e a implantação de gabião (estrutura de pedras e tela de metal) nas laterais do piscinão. Quando concluído, o novo piscinão irá auxiliar no combate às enchentes na Avenida Ricardo Jafet até a Avenida Bosque da Saúde.

A SIURB está executando também um canal de ligação entre os dois piscinões do viaduto Aliomar Baleeiro (já em funcionamento) e o novo piscinão da Lagoa Aliperti. Quando concluída, a estrutura terá 575 metros de extensão.

Piscinões concluídos na Bacia do Córrego Ipiranga

Em dezembro de 2019 entraram em operação dois novos piscinões no Córrego Ipiranga, os reservatórios estão localizados na Avenida Professor Abraão de Morais, no entorno do viaduto Aliomar Baleeiro. Com 13 metros de profundidade, os dois reservatórios têm capacidade para armazenar, juntos, 200 mil m³ de água, o equivalente a 80 piscinas olímpicas.

Recorde na construção de piscinões

A atual gestão já entregou nove novos piscinões na cidade. Em 2017, foram entregues os piscinões Guamiranga, Aricanduva R6 e Cordeiro R1. Em 2019 foram concluídos o piscinão da Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, Tremembé R1 e R3 e mais dois reservatórios no entorno do Viaduto Aliomar Baleeiro, no Ipiranga. Neste ano foi finalizado mais um piscinão, o Tremembé R5. Antes do início da atual administração, existiam 24 reservatórios.

A Prefeitura entregará, ainda em 2020, os piscinões Aricanduva R3, R7 e R8, Lagoa Aliperti, além do piscinão do Córrego Paciência, totalizando 14 novos piscinões até o final do governo. Em setembro de 2019 tiveram início as obras do piscinão do córrego Taboão, que deverá entrar em operação em maio do próximo ano.

Secretaria Especial de Comunicação