Prefeitura anuncia para final de 2020 nova ponte da Marginal Tietê

Via vai unir os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, fazendo a interligação dos bairros Pirituba e Lapa

 As obras de construção da nova ponte na Marginal Tietê foram iniciadas e o prefeito Bruno Covas, durante o Mutirão nos Bairros, em Pirituba, neste sábado (8), garantiu a entrega da obra para o final de 2020.

Reivindicação antiga da população das zonas Norte e Oeste, a ponte para interligação entre as regiões de Pirituba e da Lapa está em fase de serviços preliminares, com implantação dos desvios de tráfego iniciados em 24 de maio de 2019 para a realização das obras que se iniciarão no próximo dia 06 de junho. A primeira etapa da obra, prevista para durar 18 meses, fará a interligação entre os dois bairros, com a implantação de uma ponte dupla com 3 faixas de rolamento de cada lado, sendo duas exclusivas para veículos e uma para ônibus, além de uma ciclovia.

“Neste sábado nós comemoramos o início desta tão importante obra, que é a ponte Pirituba Lapa. Essa reivindicação de mais de 40 anos da população. Não é um volume baixo de recursos, mas não tinha como adiar mais essa obra. Nosso compromisso é de que até o final do próximo ano a ponte será entregue para a população de São Paulo”, declarou Bruno Covas. “Porque começar obra, quando está perto da eleição, e deixar sem terminar é fácil”, acrescentou. “Nós já garantimos os R$ 386 milhões para sabermos que, não apenas vamos começar a obra, mas entregá-la. Há anos a população discute esta interligação dos dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que é, aliás, uma promessa de campanha de 2016, quando eu era candidato a vice-prefeito”, concluiu.

Unindo regiões
A ponte terá início na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Tendo em vista o crescente adensamento da região, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da Zona Oeste da cidade, beneficiando cerca de 115 mil pessoas que utilizarão a ponte diariamente.

Além da construção da ponte, o projeto completo consiste na implantação de três quilômetros de ligação viária, com três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus. O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda a sua extensão. Uma nova passagem inferior será construída sob a linha férrea da CPTM, com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia. Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e obras de 900 metros de galerias de drenagem para garantir a captação adequada das águas pluviais.

A implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários. Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos por dia. Tais mudanças refletirão em um menor tempo de viagens, maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

O valor do contrato, englobando as obras viárias e de drenagem é de R$ 200 milhões. Além desses valores, também são previstos gastos com desapropriações, enterramento de redes, compensações ambientais e fiscalização da obra. O valor total do empreendimento está estimado em R$ 386,5 milhões.

Licenciamento ambiental

O processo de Licenciamento Ambiental obteve um importante avanço em 25 de abril com a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI n° 03/CLA-SVMA/2019) pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, documento que autorizou o início das obras e que norteará as ações ambientais a serem implantadas durante a execução do empreendimento visando mitigar e compensar os impactos ambientais.

Operação Urbana Consorciada Água Branca

Como parte das intervenções previstas no âmbito da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB), a ligação viária Pirituba-Lapa poderá contar com os recursos captados por meio de leilão de Certificados de Potencial de Construção (CEPAC’s), cujo projeto de lei está atualmente em tramitação na Câmara Municipal. Contudo, ciente da importância dessa obra para a região, a Prefeitura de São Paulo não tem poupado esforços para concretizá-la e decidiu empenhar recursos municipais advindos de Fundos, como o FUNDURB e o FMDT, para início das obras.

 

Secretaria Especial de Comunicação
08/06/2019