Prefeitura inicia construção de nova rede de drenagem em Pinheiros

Prefeito Ricardo Nunes vistoriou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (21); travessia sob a Marginal Pinheiros será feita por meio do método conhecido como “tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo

Trabalhando para aprimorar o funcionamento do sistema de drenagem da cidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), iniciou as obras para implantação da nova rede de drenagem no Alto de Pinheiros, Zona Oeste da capital. Com investimento de R$ 7,9 milhões, os trabalhos devem ser concluídos ainda em 2024.

“Temos dezenas de obras como essa para resolver os problemas de alagamentos e enchentes na cidade. Ainda temos áreas de alagamento, mas diminuímos bastante e obras como essa fazem com que a gente acabe com isso”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante as ações do Programa Prefeitura Presente na região. “Aqui alagava muito, a água subia por 1 metro e com essa obra que será concluída até outubro a gente resolve essa questão de alagamento aqui em Pinheiros”, completou

Obras para construção de galerias na Avenida dos Semaneiros

As novas galerias vão se estender por aproximadamente 883 metros, entre a Rua Antônio de Gouveia Giudice e a Avenida dos Semaneiros, próximo da Praça Panamericana, desaguando no Rio Pinheiros. As galerias irão aumentar a capacidade do sistema de drenagem da região, combatendo os recorrentes alagamentos intransitáveis que atingem o bairro.

A travessia sob a Marginal Pinheiros será feita por meio do método conhecido como “tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo. Desse modo, não haverá necessidade de interdições na Marginal.

O contrato contempla, ainda, a construção de poços de visita, bocas de lobo para direcionar a água das chuvas às novas galerias, e nova pavimentação em todo o trecho da obra.

Assessoria de Comunicação - SIURB