Prefeitura inicia obras de requalificação da Avenida Santo Amaro

Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, áreas verdes e reforma do corredor de ônibus

 Com o objetivo de valorizar a região e promover melhorias urbanísticas, a Prefeitura de São Paulo iniciou as obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, na zona sul da capital. Serão revitalizados 2,5 km da via, no trecho entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek e a Avenida dos Bandeirantes. As obras contam com o gerenciamento da SPObras e estão previstas para serem finalizadas em 18 meses. Serão investidos R$ 62,6 milhões nas intervenções, com recursos advindos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima.

 
Perspectiva da nova Avenida Santo Amaro (imagem ilustrativa) - Fonte: Gestão Urbana
 
Implantado em 1985, o corredor de ônibus da Avenida Santo Amaro foi uma das primeiras estruturas desse tipo em São Paulo e desempenha um papel importante na rede estrutural de transportes, sendo um eixo fundamental para a mobilidade entre a zona sul e a região central. Atualmente, o corredor conta com faixas exclusivas para ônibus, canteiros centrais com paradas que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, mas ainda não contempla quesitos como acessibilidade.

Além disso, apesar de atravessar regiões extremamente valorizadas da cidade e concentrar em seu traçado diversos imóveis, comércios, bancos, hospitais e outros serviços, a Avenida Santo Amaro apresenta passeios inacessíveis, estreitos e, em alguns pontos, insuficientes para o fluxo de pedestres.

O projeto de requalificação da avenida foi desenvolvido em parceria entre SP Urbanismo, SP Transportes e SPObras para sanar essas questões. Sua concepção foi apoiada no Plano de Melhoramentos Viários (Lei 14.193/2006) e nas diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Em 2015, o projeto foi incorporado ao programa de investimentos da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, por meio da Lei 16.242/2015, sendo possível a captação de recursos oriundos da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) para sua implantação

Intervenções previstas

As melhorias abrangem o alargamento das calçadas; implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da avenida; execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus; faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis; implantação de novas paradas de ônibus, proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros; melhorias na estrutura de drenagem urbana; novo mobiliário urbano; ampliação de áreas verdes e paisagismo; sinalização e comunicação visual; iluminação pública em LED; travessias para conexão ao plano cicloviário previsto nas vias coletoras e locais; além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.

Serão feitas ações conjuntas com todas as concessionárias de água, esgoto, gás, luz e telecomunicações para o enterramento das redes, contando com o que há de mais moderno em recursos de infraestrutura e construção civil.

Serviços socioambientais

Com a finalidade de prevenir, reduzir e mitigar impactos ambientais, a SPObras vai implantar durante as obras programas socioambientais, como o de Comunicação Social, que conta com uma equipe para atendimento da população no canteiro de obras e em canais de comunicação; o de Gestão Ambiental, que inclui o monitoramento e controle de ruídos, resíduos, emissões atmosféricas e vibrações; o de Manejo Arbóreo e Monitoramento de Avifauna; Gestão de áreas contaminadas; Controle de tráfego; Educação Ambiental, incluindo capacitação dos trabalhadores da obra; entre outros.

A requalificação da Avenida Santo Amaro proporcionará um transporte coletivo de mais qualidade, além de valorizar o pedestre e promover melhor uso e ocupação do espaço público pela população, através de melhorias das condições ambientais e urbanísticas.

Interdições

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou parcialmente Avenida Santo Amaro entre a Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, na Vila Nova Conceição, zona sul da cidade, para obras de requalificação da avenida.

Foram implantadas interdições na Avenida Santo Amaro, entre a Avenida Pres. Juscelino Kubitscheck e a Rua Afonso Braz, uma faixa por sentido, e Rua Egito, entre as ruas Santa Justina e Dra. Maria Augusta Saraiva.

Alternativas

Avenida Santo Amaro, sentido Centro, deverão seguir à direita na Avenida Hélio Pellegrino, seguir em frente na Rua Inhambu, à esquerda na Avenida República do Líbano e, a partir daí, seguir a orientação existente até a Avenida Brig. Luís Antônio, entrando à direita em direção ao Centro ou à esquerda em direção à Avenida Santo Amaro;

Avenida São Gabriel, sentido bairro, deverão contornar a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até acessar o trecho inicial da Av. Santo Amaro no sentido bairro, seguir em frente na Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro;

Avenida São Gabriel, sentido bairro, entrar à direita na Rua Joaquim Floriano, à esquerda na Rua João Cachoeira e à direita na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro.

Leia também

Avenida Santo Amaro será interditada parcialmente para obras de requalificação