Secretaria de Obras desenvolve projetos para construção de pistas de skate em sete CEUs

O skate estreou como esporte olímpico em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio

Para aproximar cada vez mais a população paulistana dos Centros Educacionais Unificados (CEU) da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) está trabalhando no desenvolvimento dos projetos para a construção de pistas de skate em sete CEUs da cidade. A Iniciativa faz parte da parceria entre a SIURB e a Secretaria Municipal de Educação (SME), que visa a construção de novas unidades da rede municipal de ensino, a reforma das escolas, ampliação das estruturas existentes e coberturas das quadras esportivas.

A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 200 mil na elaboração dos projetos das sete novas pistas de skate. Os trabalhos, que serão finalizados em maio, são acompanhados de perto pelo Departamento de Edificações da SIURB. Após a aprovação dos projetos, as obras serão licitadas. A construção das novas pistas está prevista para começar ainda neste ano.

Na Zona Leste, os CEUs Parque São Carlos, Azul da Cor do Mar e Três Pontes foram os escolhidos para receber as pistas. Na Zona Sul, as novas pistas de skate serão construídas nos CEUs Cantos do Amanhecer e Heliópolis. Os novos equipamentos para prática do esporte também serão construídos nos CEUs Jaguaré e Jardim Paulistano, nas zonas Oeste e Norte, respectivamente. Mais de 10.200 pessoas que praticam esporte nos CEUs serão beneficiadas.

Para que as pistas atendessem os padrões e as expectativas dos skatistas e das comunidades no entorno dos CEUs, nossas equipes realizaram vistorias técnicas em cada uma das unidades. As visitas foram sempre acompanhadas pela direção das unidades de ensino, por alunos e por praticantes do esporte no bairro. Para o desenvolvimento dos projetos, contamos ainda com a participação da Associação de Skatistas de Heliópolis, que fez importantes contribuições para a concepção das pistas.

Quatro tipos de pista foram projetadas. O circuito do tipo “flow” traz rampas e transições mais arredondadas e em formato orgânico, que permitem maior continuidade fluidez nas manobras. Já a pista do tipo “street” reproduz os obstáculos que os skatistas encontram nas ruas, como escadarias, bancos, rampas e corrimãos. A “mini rampa” reproduz o tradicional formato do half pipe (formato de U), mas em tamanho reduzido. Foi pensado, ainda, em uma pista que trará as modalidades “street” e “flow” combinadas. Os circuitos foram projetados para atender desde skatistas iniciantes até esportistas profissionais.