Neste verão, São Paulo contará com dois novos piscinões para auxiliar no combate às enchentes

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) tem como uma de suas prioridades a execução de obras e projetos de drenagem que auxiliam a cidade no combate às cheias, principalmente durante os períodos chuvosos. No verão de 2021/2022, os piscinões Paciência e Taboão já estarão em operação, auxiliando assim no combate às enchentes nas zonas Norte e Leste. Com um investimento de R$ 105 milhões e pelo menos 289 empregos gerados diretamente, mais de 566 mil paulistanos serão beneficiados pelos novos reservatórios.

O piscinão do Córrego Paciência está localizado na Avenida Jardim Japão, na Zona Norte. O reservatório tem capacidade para armazenar até 106 mil m³ de água, volume equivalente a 42 piscinas olímpicas. O piscinão receberá as águas dos córregos Maria Paula e Paciência, auxiliando assim na redução das enchentes nos bairros Jardim Brasil, Vila Gustavo e Vila Constança. Seis bombas, cada uma com capacidade para retirar 500 litros de água por segundo, serão responsáveis por esvaziar o reservatório após as chuvas.

Uma laje de aproximadamente 9.500 m² cobre o novo piscinão. Nessa área, foi implantada a nova sede da Sociedade Amigos da Vila Constança (SAVIC) com 1.400 m² de área útil (já em funcionamento). O edifício conta com dois pavimentos, cinco salas, um salão multiuso, cozinha, sanitários e área administrativa.


Vista aérea da lage do Piscinão Paciência

Na bacia do Aricanduva, na Zona Leste, a SIURB trabalha nas obras do piscinão do Córrego Taboão. Localizado na esquina das avenidas Aricanduva e Mazzaropi, ele tem capacidade para armazenar 188 mil m³ de água, que equivalem a mais de 75 piscinas olímpicas. Assim que começar a receber as águas do Córrego Taboão, o novo reservatório irá mitigar as enchentes no Jardim Aricanduva, Jardim Vila Formosa e Parque Maria Luiza. Para que o novo equipamento opere com a máxima eficiência possível, sete bombas serão responsáveis pelo esvaziamento do piscinão (cada bomba tem capacidade para retirar 450 litros por segundo).


Área para armazenamento de água no Piscinão do Córrego Taboão

A SIURB está trabalhando também nas obras do Piscinão Paraguai-Éguas, na Praça Juca Mulato, Zona Sul. A previsão é que ele entre em operação em 2023, armazenando até 110 mil m³ de água (44 piscinas olímpicas).

Assessoria de Comunicação - SIURB
06/12/2021