Motoristas e cobradores de ônibus municipais fazem visita educativa à I Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Um grupo de 29 motoristas e cobradores de ônibus municipais fez uma visita educativa à I Expo Internacional Dia da Consciência Negra neste domingo, 21. A iniciativa teve o objetivo de transmitir orientações para combater o racismo no transporte público e faz parte do programa de treinamento que a SPTrans tem com os RHs das operadoras de ônibus.

Os motoristas e cobradores puderam percorrer as cinco alamedas temáticas do evento - divididas em educação, cultura, saúde, mulher negra e empreendedorismo e tecnologia -, além do túnel do tempo, que faz uma viagem pela história das contribuições negras para a humanidade.

Uma nova visita será realizada nesta segunda-feira, 22, com a participação de outros 82 funcionários, sendo 49 motoristas e cobradores, das empresas A2, Alfa Rodobus, Allibus, Ambiental, Campo Belo, Express, Gato Preto, Gatusa, Grajaú, KBPX, Metrópole Paulista, MoveBuss, Norte Buss, Pêssego, Sambaíba, Santa Brígida, Spencer, Transppass, Transunião, Transwolff, Upbuss e Via Sudeste.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, participa com várias ações de conscientização e de combate ao racismo no Mês da Consciência Negra, além de atuar ativamente durante todo o ano com medidas e procedimentos de combate à discriminação no transporte público por ônibus.

Entre outras ações, a SPTrans está divulgando a 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra de São Paulo com 92 ônibus do sistema de transporte municipal e também conta com duas edições especiais do Jornal do Ônibus, ambas com a frase “Racismo é crime: ligue 156 e denuncie”: uma edição, que está nos ônibus entre os dias 15 e 22 de novembro, para divulgar a Expo; e a outra, entre 23 de novembro e 15 de dezembro. Essa mensagem também é veiculada no sistema de som dos terminais e, também, em 150 cartazes fixados nos quadros de avisos dos terminais entre 4 e 30 de novembro.

A Expo segue até a segunda-feira (22), das 10h às 20h, de forma totalmente gratuita no Pavilhão Oeste do Anhembi.

PANDEMIA

De acordo com os protocolos sanitários estipulados na Resolução estadual nº 166, de 4 de novembro de 2021, as pessoas com mais de 12 anos terão que apresentar comprovante do esquema vacinal completo contra a covid-19. Aqueles que receberam apenas a primeira dose e menores de 12 anos deverão apresentar teste do tipo PCR negativo com até 48 horas de antecedência, ou antígeno realizado em até 24 horas antes do evento.

SERVIÇO

I Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Data: 20, 21 e 22 de novembro.
Horário: Das 10h às 20h
Local: Pavilhão Oeste do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo)
Inscrições: https://bit.ly/3kOstJp

Motoristas e cobradores de ônibus municipais em imagem com fundo vermelho na Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Motoristas e cobradores de ônibus municipais na entrada da Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Motoristas e cobradores de ônibus municipais junto à banner do Jornal do Onibus escrito Racismo é crime na Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Motoristas e cobradores de ônibus municipais na Expo Internacional Dia da Consciência Negra