Ônibus da capital recebem adesivos para divulgar 1ª Expo Internacional da Consciência Negra

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, informa que ônibus do sistema de transporte municipal estão divulgando a 1ª Expo Internacional da Consciência Negra de São Paulo, realizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, de 19 a 22 de novembro, no Pavilhão 10 do Anhembi.

Até o dia 23 de novembro, 62 ônibus com adesivos no vidro traseiro divulgando a Expo Consciência Negra vão circular por todas as regiões da cidade. Participam da iniciativa as empresas operadoras do sistema Alfa Rodobus, Gato Preto, Grajaú, KBPX, MobiBrasil, Sambaíba, Santa Brígida e Transcap.

A Expo deve atrair um público de cerca de 5 mil pessoas por dia, vai oferecer toda segurança sanitária e terá conferências com nomes de referência nacional e internacional. Além disso, o evento buscará formas de educar, sensibilizar e engajar a todos nesta causa, com uma experiência sensorial que inclui elementos lúdicos e educativos para recontar a história desde o início da humanidade, nas ciências e inovações tecnológicas.

A ação faz parte do programa "São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural", que busca dar visibilidade à importância da luta antirracista junto à sociedade.

Para divulgar o programa e a Expo, também será veiculada edição especial do Jornal do Ônibus entre os dias 15 e 22 de novembro. Essa edição exibirá também a frase “Racismo é crime: ligue 156 e denuncie”. O programa também será divulgado por meio de cartazes nos terminais. O evento seguirá todas as medidas de segurança sanitária vigentes e buscará formas de educar, sensibilizar e engajar o público nesta causa, com uma experiência sensorial que inclui elementos lúdicos e educativos para recontar a história desde o início da humanidade, nas ciências e inovações tecnológicas.

A outra edição especial do Jornal do Ônibus, a ser divulgada entre 23 e 30 de novembro, foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e também vai destacar a frase “Racismo é crime”. Essa mensagem ainda será veiculada no sistema de som dos terminais e, também, em 150 cartazes afixados nos quadros de avisos dos terminais entre 4 e 30 de novembro.

Treinamento de motoristas e cobradores - Além dessas ações em novembro, a SPTrans está permanentemente em busca de reduzir o número de casos de racismo e de conscientizar os operadores. Em parceria com a SMDHC desenvolve a capacitação dos multiplicadores dos RH's das empresas operadoras visando subsidiar as ações de desenvolvimento para os operadores (motoristas, cobradores e fiscais).

O contrato celebrado com as empresas operadoras prevê conteúdos, carga horária e periodicidade de treinamento para motoristas e cobradores. Além disso, desde 2017 o Programa Viagem Segura realiza acompanhamento mais próximo aos RH's das empresas para intensificar a formação dos instrutores das empresas e verificar o cumprimento dos treinamentos.

Os operadores são treinados diretamente pelos RH 's das empresas operadoras seguindo as diretrizes do que é determinado pela SPTrans.

Parceria com Banco Mundial - A SPTrans também tem uma parceria com o Banco Mundial, por meio do Smart Mobility Program, do Governo do Reino Unido, que engloba uma série de projetos. Dentre eles, um exclusivamente relacionado a ações de Gênero e Raça na mobilidade.

O projeto busca contribuir para conscientização, capacitação e aprimoramento do setor de transporte da Região Metropolitana de São Paulo de modo a reduzir as desigualdades de gênero e raça na mobilidade urbana; assim como capacitar as equipes administrativas, de planejamento, de projetos e operação quanto à perspectiva interseccional entre gênero e raça.

Este projeto conta com a consultoria do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy) e do CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), referências na construção de políticas públicas de mobilidade e pelo fim das desigualdades  

Serviço
1ª Expo Internacional da Consciência Negra
Dias: 19 de novembro (autoridades e imprensa); 20 e 21 (público); 22 (exclusivo para visitações escolares).
Endereço: Pavilhão 10 do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 -  Santana  Zona Norte)
 
Confira as redes sociais da SPTrans 
https://twitter.com/sptrans
https://www.facebook.com/SPTransOficial
https://www.instagram.com/sptransoficial/
https://www.youtube.com/user/SPTransSP

Imagem com 2 ônibus adesivado falando sobre a 1° expo internacional da consciência negra