PREFEITURA DE SÃO PAULO

3° Encontro

Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

26/06/2017 16h15

 ACONTECEU | SOBRE | PROGRAMAÇÃO | CONTATO | COMO CHEGAR | UMAPAZ

» 3° Encontro

9 de maio de 2017, das 19h às 21h30

O terceiro Encontro do programa Meio Ambiente e espiritualidade ocorreu na UMAPAZ, no dia 9 de maio de 2017, com a participação de representantes das religiões Judaica e Kadercista.

A dinâmica desenvolvida foi muito semelhante aos outros encontros, sendo que na primeira parte, o rabino Michel Schlesinger eo espírita André Luiz Oliveira Ramos expuseram princípios das religiões e as conexões com o meio ambiente. Em comum e de maneira muito evidente, ambos salientaram a importância da conservação/ preservação ambiental como um dever moral e de grande responsabilidade humana, já que o ambiente é visto como herança divida. Como a base da criação divina, interligando tudo e todos para a manutenção da vida. Esta compreendida como sagrada.

Entre as particularidades, o rabino Michel salientou algumas orientações da Torá, como o dever de preservação das árvores, mesmo em períodos de guerra, a não exposição de animais ao sofrimento, incluso no momento de abate para consumo humano e a necessidade de descanso dos animais e da terra, do mesmo modo que os homens.

Já o espírita André Luiz afirmou que “Somos natureza e uma parte de nossa constituição transcendente se revela de forma coletiva no meio ambiente físico e extrafísico, através dos nossos sentimentos e pensamentos. Nós somos natureza. Regenerar a natureza e regenerar-se”.

Tudo está conectado por energia. Em várias dimensões, sejam física, extrafisicas, astrais, mentais, emocionais e espirituais. Chegando a afirmar que a partir do principio da unidade os impactos e consequências do pensamento podem ser mais impactantes e duradouros que os efeitos do desmatamento físico sobre os ambientes.

Observamos a presença de membros das duas comunidades religiosas, alem de outros representantes de outras religiões em mais uma oportunidade de construção de pontes ecumênicas, tendo como base comum o meio ambiente.
Considerando o tempo de exposição de cada palestrante e os comentários do público, esse terceiro encontro não teve tempo hábil para comprometimentos na confecção de projetos de Educação Ambiental ou Socioambientais maiores nas comunidades, mas isso não impede novos contatos para planejamento e execução de atividades nas comunidades.

A coordenação dos Encontros considerou muito interessante os depoimentos e o envolvimento dos presentes, seja nas discussões, seja no respeito mútuo e troca de conhecimentos religiosos.