Curso Água, Saneamento e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole

 
 

topo

Curso Água, Saneamento e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole

Dias: 12/03/2024 a 09/04/2024, terças e quintas-feiras.
Horário: 14h00 às 17h00.

Inscrições encerradas

Descrição

Mundialmente, mais de 80% das águas residuais retornam ao meio ambiente sem tratamento e doenças como a cólera e a esquistossomose, ambas veiculadas pela água, continuam sendo amplamente difundidas em muitos países, é o que afirma o Programa Mundial da UNESCO para a Avaliação dos Recursos Hídricos. Por outro lado, cerca de 90% de todos os desastres naturais são relacionados à água.

Ao longo do período de 1995-2015, as inundações responderam por 43% de todos os desastres naturais registrados, afetando 2,3 bilhões de pessoas, matando mais de 157 mil e causando US$ 662 bilhões em prejuízos (CRED/UNISDR, 2015), cenários esses também observados e mensurados na Metrópole Paulistana. Nesse contexto, o curso Água, Saneamento e Mudanças Climáticas na Complexidade da Metrópole trará informações atuais sobre as condições dos corpos hídricos na Cidade de São Paulo e como a população interage com esse recurso natural, analisando o seu acesso a água em qualidade e quantidade, difundindo assim Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente o ODS 6 que trata de água limpa e saneamento - ou seja: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

Nos primeiros encontros serão resgatados a história e memória dos rios urbanos e a evolução geológica do lugar, com ênfase na Região de Mananciais da Cidade de São Paulo. Nos encontros posteriores serão abordados temas como: tratamento de esgoto; drenagem sustentável urbana e mudanças climáticas. Documentos importantes como Plano Municipal de Saneamento (PMS); Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PLANCLIMASP) e os Cadernos de Drenagem estarão na base dos diálogos e análises dos estudos de caso durante o curso. Os participantes terão oportunidade de vivenciar visita monitorada ao Jardim de Chuva e Sistema Agroflorestal instalados nas dependências da UMAPAZ; aos lagos e Córrego do Sapateiro quando ele flui natural para dentro do parque e por último a Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes da Sabesp.

Conteúdo Programático

12 de março – terça-feira
História e Memória Socioambiental do Rios da Metrópole e a Educação Ambiental na temática das águas. Facilitadora: Miriam Falótico, Bióloga, Pedagoga e Doutora em Ciências. Atualmente ocupa o cargo de Analista de Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ.

14 de março – quinta-feira
As pedras nas quais pisamos: geologia do Município de São Paulo e a relação com seus mananciais; Facilitador: Paulo Boggiani, Geólogo, Mestre e Doutor em Geociências pela USP, ocupa o cargo de professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências/USP.

19 de março – terça-feira
Esgoto na Metrópole: diagnóstico, tratamento e desafios Facilitador: Paulo Sergio Alves de Brito, Gestor Ambiental, ocupa o cargo de Gestor de Responsabilidade Socioambiental da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgoto da Metropolitana MT / Sabesp

21 de março – quinta-feira
Visita técnica ao Viveiro Manequinho Lopes, aos Lagos do Parque Ibirapuera e ao Córrego do Sapateiro e por último a Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes (EFRF) da SABESP.

26 de março – terça-feira
Relação da Metrópole Paulistana com as Águas e o Plano Municipal de Saneamento Básico de São Paulo. Facilitador: Marco Palermo, Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP e ocupa o cargo de Assessor Sênior em Segurança Hídrica e Saneamento na SP Urbanismo.

28 de março – quinta-feira
Drenagem Urbana Sustentável e as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) Facilitador: Raul Azevedo, Engenheiro Agronômo na DFEPAZ/UMAPAZ

02 de abril – terça-feira
São Paulo, as Mudanças Climáticas e a Questão Hídrica Facilitador: Renato Nalini, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Mestre e Doutor em Direito Constitucional ocupa o cargo de Secretário Executivo de Mudanças Climáticas (SECLIMA)

04 de abril – quinta-feira
Soluções Sustentáveis para o uso da Água em Edificações Facilitador: Eduardo Aulicino, Engenheiro Civil ocupa o cargo de Especialista em Desenvolvimento Urbano na UMAPAZ.

09 de abril – terça-feira
Diálogo e análise dos conceitos trabalhados no curso através de dinâmicas de grupo Facilitadora: Miriam Falótico, Bióloga, Pedagoga, Doutora em Ciências, ocupa o cargo de Analista de Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ

 

Referência Bibliográfica

Ab´Saber, A. N. 2007. Geomorfologia do sítio urbano de São Paulo. Ateliê editorial BARONE, Ana Cláudia Castilho. Ibirapuera: parque metropolitano (1926-1954). 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-31052010-143819/publico/Ibirapuera.pdf. Acesso em: 26.out.2023.
BRAGA, B. PORTO, M. TUCCI, C. E. M. “Monitoramento de quantidade e qualidade das águas”, In ÁGUAS DOCES NO BRASIL: CAPITAL ECOLÓGICO, USO E CONSERVAÇÃO. São Paulo, Escrituras, 2006, PP. 145-60.
CANHOLI, A.P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.
Locatelli, M. M., Sanches, P. M., Polizel, J. L., & Silva Filho, D. F. da. (2017). PLANEJAMENTO DE ESPAÇOS VERDES PARA MINIMIZAÇÃO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL DAS ÁGUAS PLUVIAIS. Revista LABVERDE, 8(2), 75-89. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v8i2p75-89. Acesso em: 24.out.2023.
MARTINS, Rafael D.'Almeida. Governança climática nas cidades: reduzindo vulnerabilidades e aumentando resiliência. Revista Geográfica Acadêmica, v. 4, n. 2, p. 5-18,2010.Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=XvL6wcAAAAAJ&hl=pt-BR&oi=sra. Acesso em: 24.out.2023
Peloggia, A. U. G. 1997. A ação do homem enquanto ponto fundamental da geologia do Tecnógeno: proposição teórica básica e discussão acerca do caso do município de São Paulo. Revista Brasileira de Geociências, 27(3), 257-268.
Peloggia, A. U. G. 2005. A cidade, as vertentes e as várzeas: a transformação do relevo pela ação do homem no município de São Paulo. Revista do Departamento de Geografia, 16, 24-31.
Silva Filho, D. F. da, & Tosetti, L. L. (2010). Valoração das árvores no Parque do Ibirapuera - SP: Importância da infraestrutura verde urbana. Revista LABVERDE, (1), 11-25. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i1p11-25. Acesso em: 25.out-2023.

Facilitação

Miriam Helena Bueno Falotico

Bióloga pela UNESP; Pedagoga pela UFSCar; Doutora em Ciências pela USP. Analista em Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ

Paulo César Boggiani

Paulo Boggiani, Geólogo, Mestre e Doutor em Geociências pela USP, ocupa o cargo de professor do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências/USP

Paulo Sergio Alves de Brito

Gestor Ambiental, ocupa o cargo de Gestor de Responsabilidade Socioambiental da Unidade de Negócio de Tratamento de Esgoto da Metropolitana MT / Sabesp

Marco Antonio Palermo

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia de Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP e ocupa o cargo de Assessor Sênior em Segurança Hídrica e Saneamento na SP Urbanismo.

Raul dos Santos Azevedo

Engenheiro Agrônomo ; técnico na DFEPAZ/UMAPAZ

José Renato Nalini

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC, Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela USP ocupa o cargp de Secretario Executivo de Mudanças Climáticas (SECLIMA)

Eduardo Coelho e Mello Aulicino

Engenheiro Civil ocupa o cargo de Especialista em Desenvolvimento Urbano na UMAPAZ

Coordenação

Miriam Falótico

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Servidores públicos; estudantes; educadores; conselheiros de meio ambiente; administradores de parque; lideranças locais; público em geral.

Vagas: 100

Dias: 12, 14, 19, 21, 26, 28 de março e 02, 04 e 09 de abril de 2024

Horário : 14h00 às 17h00

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Local(is) adicional(is): Parque Ibirapuera; Viveiro Manequinho Lopes e Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes (Efrf-Sabesp)

Certificado: 75 % de frequência

Curso Validado: 009/2024. Confira as carreiras contempladas.

Parceria: CGPABI/ SABESP/Instituto de Geociências USP/ SECLIMA/ SP Urbanismo

Inscrições encerradas

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •