Roda de conversa: desemparedamento e a importância da natureza para as crianças

 

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RODA DE CONVERSA: desemparedamento e a importância da natureza para as crianças
 

Dia: 01/06/2022.
Horário: 16h  às 17h30.

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Descrição

Nesta Semana do Meio Ambiente, após dois anos em que nossas crianças (quando puderam) ficaram a maior parte do tempo em isolamento social, entre quatro paredes, vamos celebrar e conversar sobre a importância do desemparedamento e do convívio na e com a natureza para o desenvolvimento saudável durante a infância. Esta roda de conversa será tecida a partir das experiências do Programa Bem Viver na Infância (UMAPAZ) e do seu projeto Escola Sem Paredes na UMAPAZ (em parceria com a Escola Santi) e do Programa Criança e Natureza e do seu projeto Terras da Infância – TiNis (do Instituto Alana).

Conteúdo Programático

Qual a importância do desemparedamento e do convívio das crianças na e com a natureza? Buscaremos em conjunto com o público aprofundar as muitas e boas respostas a essa questão, a partir da partilha das seguintes experiências:

-Programa Bem Viver na Infância (Giovana Barbosa de Souza, da UMAPAZ/SVMA);
-Projeto Escola Sem Paredes na UMAPAZ (representante da Escola Santi);
-Programa Criança e Natureza (Paula Mendonça, do Instituto Alana);
-Projeto Terras da Infância - TiNis (Mônica Passarinho, do Instituto Alana).

Facilitação

EQUIPE UMAPAZ

Thaís Brianezi 
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). Em 2006 recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog por uma série de reportagens sobre a criação da Reserva Extrativa do Rio Unini e em 2018 publicou pela editora Valer o livro "Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta". Tem experiência na área de Comunicação e Sociedade, Jornalismo e Educomunicação, com ênfase na problemática socioambiental, atuando principalmente como pesquisadora, professora, analista de projetos e políticas públicas. Atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).

Giovana Barbosa
Giovana Barbosa de Souza atua com assessora técnica na SVMA/ UMAPAZ - Coordenação de Educação Ambiental e Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente; formada em Relações Públicas; Especialista em Educação Infantil; e mestre em Direitos Humanos e Processos Democraticos pela Universidade de Padova, na Itália. Foi gestora da Aliança pela Infância no Brasil durante a criação da Semana Mundial do Brincar. Atua como consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos, membro do Conselho da Alliance for Childhood.

 

INSTITUTO ALANA

Paula Mendonça
Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre educação, território e infâncias. É co-diretora do curta metragem Waapa, sobre as brincadeiras das crianças indígenas do povo Yudja, co-realização do Território do Brincar e Instituto Alana. Possui estudo e foco em experiências nos campos da educação, infância, natureza e cidades Atua em assessorias sobre a temática indígena na escola, apoiando o desenvolvimento da lei 11645/2008. Foi professora na educação infantil e ensino fundamental. Atualmente, coordena as áreas de cidade e educação do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana.

Mônica Passarinho
Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com foco em aprendizagens com a natureza e processos participativos. Contribuiu para o currículo de Green Studies da Green School em Bali, Indonésia e da Escola da Fazenda da Toca. Diversos cursos já ministrados em parceria nas áreas de educação, permacultura, agrofloresta e alimentação consciente. Atua como guardiã do propósito do projeto TiNis - Terra das Crianças do Instituto Alana. É professora na Pedagogia para Liberdade, é consultora na Chie Integrates.

 

COLÉGIO SANTI

Luana Correa Marra

Pedagoga com especialização em Educação Infantil e pós graduanda do curso: A Vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias.

Há 19 anos na Educação, tendo atuado a maior parte de seu percurso na Educação Infantil como professora e, desde 2015, como coordenadora pedagógica.

Engajada no desemparedamento das infâncias dentro e fora do ambiente escolar e na conexão das crianças com a natureza e com a cidade.
 

Coordenação

Giovana Barbosa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
 

 

Sobre

Público: Cuidadoras(es) e educadoras(es) no sentido amplo: profissionais e familiares que atuam no cuidado e na educação de crianças e que podem se beneficiar com o diálogo sobre desemparedamento da infância para ampliar e rever as práticas de convívio na e com a natureza. 

Dia: 1 de junho de 2022.

Horário: 16h às 17h30.

Local:  Youtube da UMAPAZ.

 

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