Escola Sustentável

 

Escola Sustentável

O programa, prevê a união de quatro eixos temáticos, para promover a implantação do conceito de “Escola Sustentável” nas escolas do município de São Paulo, alinhadas às políticas ambientais municipais locais, e internacionais que compõem o conceito de Educação para Sustentabilidade. 
O programa é embasado no compromisso com quatro eixos:
- Espaço físico/ espaço educador: Disseminar materiais pedagógicos que podem ajudar na adaptação dos espaços físicos às condições considerando as condições geográficas, climáticas, sociais e culturais locais.
- Gestão: Promover formação e disseminação de materiais sobre planejamento, compras verdes, e estruturação da escola com recursos que podem ajudar o espaço ser considerado um espaço sustentável e das decisões que dizem respeito ao destino e à rotina da escola, respeitando os direitos humanos e valorizando a diversidade cultural, étnico-racial e de gênero existente e respeitando e favorecendo a autonomia e a autoria dos bebês, crianças e jovens. 
- Currículo: Formação continuada comprometida com saberes e práticas sustentáveis que possam ajudar no fortalecimento e aprimoramento do Projeto Político-Pedagógico das instituições de ensino e em seu cotidiano a partir de uma abordagem que seja contextualizada na realidade local e estabeleça nexos e vínculos com a sociedade global.
- Territórios - (Relação escola – comunidade): Formações que favorecem o diálogo com o conceito de cidades educadoras e promove vivencias e relações para além dos muros da escola, envolvendo as famílias e comunidades em ações de ocupação e transformação dos seus territórios partir do conceito de Cultura de PAZ.

Objetivo

Contribuir na implantação de um percurso formativo como estratégia para promover, no sentido de fomentar a reflexão-participação-ação sobre processos de forma que seja possível implantar o conceito de “Escola Sustentável” no município de São Paulo.

Objetivos específicos

- Inserir a Educação Ambiental atrelada aos ODS - como ferramenta de planejamento escolar;
- Incentivar metodologias de ensino interdisciplinares baseadas;
no contato com a natureza;
- Reduzir os impactos ambientais das escolas;
- Promover a melhoria da qualidade de vida e de trabalho nas escolas;
- Estimular o uso racional dos recursos naturais e públicos;
Incentivar as escolas adotarem boas práticas socioambientais; 
- Promover a integração das escolas com seus territórios por meio de práticas participativas.

Justificativa

A escola é entendida como fonte de desenvolvimento humano, social e educacional, e assume o seu lugar na preparação de crianças e jovens para um futuro sustentável. 
Desta forma, neste programa estão reunidas estratégias de implantação dos compromissos assumidos por meio dos seguintes documentos: 
- Plano de Ação Climática (PANCLIMA);
- Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU);
- Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL); 
- Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA); 
- Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA);
- Agenda Municipal 2030;
- Ações educativas e de implantação no universo escolar do Programa Município Verde Azul, do governo estadual.

 

Pilares do programa

Produtos Educativos Previstos: 

- Cursos ofertados no modo virtual;
- Sistematização das experiência por meio de um e-book;
- Oficina pedagógica com o tema Escolas Sustentáveis;
- Realização de seminários no final do ano letivo com a troca de saberes e o compromisso com a reorganização dos espaços na carta pedagógica;

 

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

     

    

 

 

 

Confira nossas redes socias

 

  •