PREFEITURA DE SÃO PAULO

Arte e Meio ambiente: Ateliê-oficina.

22/04/2024 10h00

topo

Descrição

 
No curso Arte e Meio Ambiente: Ateliê-oficina exercitamos diferentes linguagens artísticas e sensibilização através do contato com elementos e fenômenos da natureza.

Ao longo do semestre, em aulas semanais, o fazer artístico se manifesta por meio do Desenho, Aquarela, Monotipia, Colagem, Fotografia, técnicas mistas entre outras linguagens. Também fazem parte do curso dinâmicas em grupo e trilhas de sensibilização no Viveiro Manequinho Lopes. O percurso é construído com a prática, observação do meio e troca de ideias e vivências entre participantes potencializando o desenvolvimento da poética na Arte que se conecta à Natureza, Paisagem e Meio Ambiente.

Arte e Meio Ambiente, aborda a arte como produção cultural seja da releitura do que nos rodeia ao registro de nossas histórias, por vezes inseparáveis como vemos na Environmental Art (Arte do Meio Ambiente).

Unindo o exercício da arte com a vivência por trilhas no Viveiro Manequinho Lopes e Parque Ibirapuera despertamos um olhar mais sensível às questões do lugar e Meio assim como um sentimento bastante humano: a apreciação estética.

Este curso é pré-requisito para Arte e Meio Ambiente: poéticas em prática que ocorrerá as quartas-feiras

 

Metodologia

 O Ateliê de Arte adota a proposta triangular da Educadora Ana Mae Barbosa:(1) Prática - o fazer. (2)Reflexão - Aprendizagem através de teorias e da auto-análise dos trabalhos e (3)Fruição, com a apreciação estética da arte e da natureza.

 

Conteúdo Programático

 

1. Aulas práticas: Desenho, aquarela, aguadas (guache, lápis-de-cor), giz, colagem, técnicas mistas, fotografia, entre outras. Projetos Individuais e coletivos. Não é necessário conhecimento técnico ou teórico prévio. Materiais são apresentados em aula.

2. Nutrição estética: Aulas expositivas da História da Arte com leitura e reflexão a partir de obras e artistas que abordam Natureza, Paisagem e Meio Ambiente. Introdução às Composição Formal e Cromática e à Sintaxe da Composição: elementos e estrutura. Mensagens da Composição.

3. Vivências: Dinâmicas de sensibilização aos elementos da natureza por meio de exercícios ao ar livre no Viveiro Manequinho Lopes. 

 

 


Arte e Meio Ambiente: Ateliê-oficina iniciou-se em 2019 com o nome Ateliê de Arte da UMAPAZ em aulas semanais. Durante a pandemia, seguiu on-line e retornou em atividade presencial em 2022.

No link abaixo você pode acessar algumas das exposições e trabalhos desta atividade.
https://www.youtube.com/playlist?list=PL6pOz1OEkrab8rYQgv7BDW8oHNfZGbfID

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 Facilitação e Coordenação

 Cristiana Bernardi Isaac
Arquiteta e urbanista. Artista plástica. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP: linha de pesquisa: Arte e Paisagem (Land Art, Environmental Art). Atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz desde 2017.

 

Sobre

Público: Interessados em geral.

Dias: 1/03/2024 a 28/06/2024

Vagas: 25.

Dias: Sextas-feiras. 

Horário: 9h30 às 12h00.

Local: UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera.

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Certificado: Terá direito a certificado quem tiver, no mínimo, 75% de presença no Curso.

*Materiais e Bibliografias serão indicados nas aulas. 

Observação: Trazer seu copo, garrafinha de água.

 

INSCREVER-SE  

 

 

 

 

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!