PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ciclo de Palestras: Alimentação e sabedorias tradicionais

26/09/2018 14h54

topo

Atualmente percebemos um crescente interesse e preocupação nos temas Alimentação e Nutrição na busca por qualidade da saúde individual e ambiental. Observa-se a grande produção no campo científico para fundamentar propostas que colaborem com esta busca, que por vezes podem ser contraditórias em suas propostas.
Cada vez mais há oferta de alimentos que respondem à necessidade de praticidade e falta de tempo para uma observação mais cuidadosa do ato essencial para nossa sobrevivência que é a Alimentação, com alimentos e preparações nem sempre saudáveis e adequadas à saúde.
Desequilíbrios como excesso e escassez de alimentos, fome e obesidade, assim como doenças relacionadas com o consumo, hábitos de vida e outros fatores, vêm sendo amplamente discutidos por diversos grupos, sejam específicos deste campo do conhecimento como pelas pessoas de forma geral.
A proposta deste ciclo de palestras é conhecer e refletir de que forma as sabedorias tradicionais, em seus sistemas e racionalidades dirigidas ao cuidado integral das pessoas e do ambiente, podem colaborar na direção de uma atenção e cuidado no caminho para uma alimentação mais saudável e sustentável na dinâmica de nossa realidade atual.
Neste contexto buscamos apresentar a visão de Saúde e Alimentação a partir da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, da Medicina Ayurvédica e da Medicina Antroposófica e como integrá-las no nosso cotidiano.

Cronograma:

11/10 Alimentação e Medicina Tradicional Chinesa
Nesta palestra serão desenvolvidas as grandes teorias que deram origem à Medicina Tradicional Chinesa: Yin/Yang, Cinco Movimentos e Meridianos.
A partir desta apresentação segue a abordagem com a Classificação dos Alimentos; os Alimentos e a Medicina Chinesa.
Facilitação:

  • Emílio Telesi Júnior - Médico formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Residência Médica no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP; Mestrado em Medicina Preventiva pela FMUSP; Doutorado em Prática de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Participa da Coordenação da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

18/10 Alimentação e Medicina Ayurvédica
A alimentação dentro do Ayurveda (medicina tradicional indiana) é um dos pilares principais para a manutenção e promoção de saúde e também como suporte no tratamento de doenças, sendo fundamental seu conhecimento para uma vida longa e saudável. Na aula conversaremos sobre os conceitos básicos do que é saúde e como os alimentos agem no metabolismo para a produção de energia, vitalidade ou toxinas e doenças.
Serão abordadas questões como: devo comer de 3 em 3 horas ou fazer jejum, quanto devo comer, individualidade metabólica, o que é bom para mim e ruim para o outro entre outros.
Facilitação:

  • Ricardo Balsimelli - Médico com residência médica em Acupuntura pela UNIFESP – EPM; Especialista em clinica médica Ayurvédica com ênfase em herbologia; pós-graduação em medicina ortomolecular e instrutor de meditação Mindfulness, atuando como médico integrativo. Professor de cursos para promoção de saúde e longevidade saudável.

25/10 Alimentação e Medicina Antroposófica
A Nutrição sob a ótica da Antroposofia considera o momento biográfico do individuo, seu temperamento, sua necessidade corporal, emocional e espiritual, ritmo da alimentação, forma de cultivo e processamento dos alimentos, e sua consequente qualidade e vitalidade.
Contribui também para expandir o modelo atual de saúde e alcançar uma alimentação que pode ser um meio de cura, bem estar e de manutenção e regeneração do planeta.

Facilitação:

  • Andréia Cristina Veiga - Nutricionista (CRN-7691) com especialização em Nutrição em Saúde Pública (UNIFESP), em Nutrição Clínica (SÃO CAMILO), em Nutrição Materno Infantil (IMEN) e em Antroposofia na Saúde (UNIFESP). Formação em Medicina Antroposófica (ABMA); em Pedagogia Waldorf e em Agricultura Biodinâmica (INSTITUTO ELO).

1/11 Alimentação no nosso cotidiano
A proposta deste momento é refletirmos os diversos conhecimentos apresentados e buscar integrar ao nosso cotidiano. Quais elementos podem colaborar para a busca consciente de uma Alimentação compatível com nossas necessidades e contribuam para a saúde humana e ambiental com impactos positivos.

Facilitação:

  • Ana Beatriz Baptistella - Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do departamento científico da VP Centro de Nutrição Funcional. Coordenadora científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Autora, colaboradora e revisora dos livros da Coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Membro do The Institute for Functional Medicine (IFM).

Coordenação:

  • Mirian M. Okada
  • Suely Feldman Bassi

Público: Público interessado
Vagas: 70

Dia: 11, 18 e 25 de outubro; 1 de novembro de 2018, quintas-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!