Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz

cabeçalho
Programação Mensal
Programa Metodologias Integrativas
Carta da Terra em Ação
Aventura Ambiental
Programação Mensal
Programa Metodologias Integrativas
Carta da Terra em Ação
Aventura Ambiental

Quem somos

A DFEPAZ – Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz tem como compromisso assumido por meio de suas atribuições:

I - Executar atividades científicas, educacionais e culturais no campo da educação ambiental e cultura de paz, voltadas ao público em geral;

II - Promover cursos, seminários e palestras relacionados com os temas de educação ambiental e cultura de paz para servidores municipais, conselheiros e estagiários, diretamente ou por meio de parcerias;

III - Atuar como apoio técnico em programas de formação em educação ambiental e cultura de paz das Secretarias Municipais e demais instituições públicas e privadas, mediante acordos de cooperação;

IV - Coordenar e desenvolver ações e atividades de educação ambiental e cultura de paz descentralizadas por meio da articulação e integração interinstitucional das ações entre a SVMA, Subprefeituras e outros órgãos voltados ao meio ambiente.

No decorrer da sua história, fruto do acúmulo de conhecimento e experiência na disseminação e trato com os munícipes, a DFEPAZ organizou cuidadosamente programas educacionais que reúnem ações pedagógicas comprometidas com eixos norteadores que concentram atividades ligadas tecnicamente a estes. Além dos programas, são desenvolvidas ações estratégicas, ligadas a temáticas de natureza socioambiental, ampliando ofertas de acordo com as necessidades descritas em suas atribuições.

As principais estratégias educacionais utilizadas para o cumprimento deste compromisso baseiam-se em ações pedagógicas de diversos formatos, como atividades permanentes, cursos de naturezas e formatos diversificados, palestras, oficinas e seminários presenciais e virtuais.

PROGRAMAS

Esta divisão neste momento apresenta cinco programas: Metodologias Integrativas, Meio Ambiente e Saúde, Carta da Terra em Ação, Gestão Socioambiental, Planejamento Urbano e Sustentabilidade e o Programa Aventura Ambiental.

Programa Metodologias Integrativas

O Programa busca integrar e recompor as dimensões corporal, mental, emocional e espiritual do ser humano, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo. Trabalha o corpo e o intelecto, a arte e a sensibilidade, o diálogo e a escuta ativa, através de vivências, métodos e técnicas que, a partir da transformação pessoal, promovam a cooperação entre os indivíduos, permitindo a criação de ações coletivas para a construção de sociedades sustentáveis.

Programa Meio Ambiente e Saúde

A partir da perspectiva da integralidade do ser enquanto parte do Universo, visa promover a prática do cuidado consigo e com o meio externo com quem se inter-relaciona continuamente. Busca propiciar e estimular oportunidades de acesso ao conhecimento, a reflexões compartilhadas e um olhar mais consciente para as escolhas pessoais e coletivas em busca do equilíbrio dinâmico de todos os fatores que compõem a comunidade da vida em prol da promoção da saúde e do bem viver.

Programa Carta da Terra em Ação

Visa contribuir na ativação da cidadania dos sujeitos, para que se tornem agentes socioambientais urbanos. Para tanto, funda-se na revisão de conceitos e em um processo de aprendizagem contínuo e integrado, voltado ao desenvolvimento de uma cultura de pertencimento, de corresponsabilidade e de protagonismo, capaz de contribuir para transformação dos paradigmas de convívio em São Paulo: uma convivência sustentável e pacífica.

Programa Gestão Socioambiental, Planejamento Urbano e Sustentabilidade

Um dos principais objetivos do Programa é sensibilizar os participantes quanto aos impactos ambientais causados pela sociedade ao meio ambiente e oferecer informações sobre os principais instrumentos para avaliação e controle destes impactos, bem como sobre as medidas educacionais e legais relacionadas a este contexto. O outro é fornecer subsídios aos participantes quanto à importância do planejamento urbano e sua relação com o planejamento ambiental, com base no desenvolvimento sustentável. A partir disto, espera-se que ocorram mudanças de comportamento tanto individuais quanto coletivas, que garantam o uso sustentável dos recursos naturais.

Programa Aventura Ambiental

Tem o compromisso de promover um convite ao exercício da afetividade e à reflexão sobre a relação gente-natureza por meio de vivências nas dependências da UMAPAZ e do Viveiro Manequinho Lopes, localizados no Parque Ibirapuera.

Em decorrência do momento em que vivemos, estamos em pausa no atendimento presencial, porém continuamos nossa interação viva no modo virtual.

ATIVIDADES PERMANENTES

As atividades permanentes da UMAPAZ estão localizadas na DFEPAZ e fazem parte das ofertas técnicas desta divisão ao seu público. Trata-se de ações de Educação Ambiental entrelaçadas com os valores da Cultura de Paz que buscam oferecer à população vivências que objetivam o despertar do corpo, a sensibilidade, a expressão artística e a conexão com si mesmo, com o outro e com o planeta.

São metodologias integrativas que trabalham no sentido da educação para a sustentabilidade a partir da vivência do corpo enquanto nossa casa individual que pode ser cuidada de forma integral; do exercício da arte que pode manifestar beleza e conexão com a natureza; do diálogo como prática de escuta ativa e comunicação para a paz e do estudo do meio como forma de conhecer e aprender sobre o ambiente e sua biodiversidade.

Dependendo da natureza, as atividades oferecidas podem ser abertas ao público, não necessitando inscrição prévia para participação, tais como Dança Circular, Tai Chi, Ateliê de Arte e o Programa Aventura Ambiental - para estas atividades não é necessário ter conhecimento prévio.

O Grupo Experimental de Diálogo é uma atividade que requer inscrição e tem como pré-requisito ter participado da Oficina de Introdução ao Diálogo.

As atividades do Programa Aventura Ambiental permanecerão em andamento com muitas novidades em janeiro para famílias, crianças, jovens, adultos e educadores!

Em março de 2021 também teremos muitas outras novidades nas atividades do Tai Chi por meio de novos formatos, não perca!

Atenção! Parte das atividades permanentes entrarão em férias na terceira semana de dezembro de 2020, sendo retomadas em fevereiro de 2021.

RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DISPONIBILIZADAS

Atividades Coordenação Dias da Semana e horários Modo de acesso
Ateliê de Arte Cristiana Bernardi Isaac e Eliane Bosio Segundas-feiras: 17h30 às 19h00 Todos os participantes receberão o link via secretaria escolar
Danças Circulares Estela Gomes Quartas-feiras: 10h00 às 11h00 https://meet.google.com/bre-iajx-rjv
Aventura Ambiental Andrea Bossi Sextas-feiras Facebook e Instagram
Grupo Experimental de Diálogo Marcia Moura e Mirian Okada Segundas-feiras - 15h00 às 17h00 Todos os participantes receberão o link via secretaria escolar.
Tai Chi Suely Feldman Bassi   Facebook e Instagram

 


EQUIPE

Diretora
Giovana Barbosa de Souza - giovanasouza@prefeitura.sp.gov.br

Educadores
Andrea de Almeida Bossi
Cristiana Bernardi Isaac
Débora Pontalti Marcondes
Eliane Terezinha dos Santos Bosio
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Linete Maria Menzenga Haraguchi
Márcia Amélia Moura
Maricy Elizabeth Montenegro
Miriam Helena Bueno Falótico
Mirian Mayumi Okada
Patrícia Carla Hilário
Pedro Cardoso Smith
Ricardo Fraga Oliveira
Ruth Weg
Suely Feldman Bassi
Vicente Manoel Simões de Almeida Prado

Estagiárias
Clelia Regina de Carvalho
Dayne Santos Silva
Lara Carceles Santos
Maria Isabel Veiga Bueno
Victória Pizzotti Mendes Coletto dos Santos